Federação do PT/PV/PCdoB faz nominata forte para Câmara Federal e ​pode ​conseguir ​duas cadeiras
Natal, RN 19 de abr 2024

Federação do PT/PV/PCdoB faz nominata forte para Câmara Federal e ​pode ​conseguir ​duas cadeiras

25 de abril de 2022
3min
Federação do PT/PV/PCdoB faz nominata forte para Câmara Federal e ​pode ​conseguir ​duas cadeiras

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com a definição das nominatas que os partidos e federações​s lançarão para a Câmara Federal é possível ter uma ideia das possibilidades e chances de cada agremiação partidária ou federação de ocupar cadeiras no parlamento nacional. A bancada potiguar na Câmara dos Deputados é formada por oito parlamentares na qual sete tentarão reeleição (Walter Alves deverá ser candidato a vice-governador na chapa da governadora Fátima Bezerra).​

​Nesta cenário, a​ federação formada por PT/PV/PCdoB ​está formando uma nominata considerada forte para a Câmara Federal, com dez nomes: Natália Bonavides, Fernando Mineiro, Alexandre Motta, Samanda Alves, José Emerson Francelino, Fernando da Antifa, pelo PT; Milklei Leite e Elma Souza, pelo PV e Pedro Gorki e Tércia Leda representando o PC do B.

Na nominata destaca-se o nome de Natália, única da lista que é deputada federal. Ela foi eleita ​em 2018 ​com ​ 112.998 votos​, sendo a segunda mais votada para a Câmara Federal, ​​e existe expectativa no partido que ele consiga aumentar este número​ em virtude da visibilidade que ganhou nestes quatro anos​.

Outro nome de peso é o de Mineiro, que na verdade chegou a ser eleito e diplomado deputado federal​, mas perdeu o mandato após recontagem de votos que deu a vaga para coligação adversária, elegendo Beto Rosado. Mineiro em 2018 somou 98.070 votos​, sendo o terceiro mais votado.

​​Calcula-se que neste ano o quociente eleitoral (número de votos necessários para um partido ou federação fazer uma cadeira) para a Câmara dos Deputados ficará em 220 mil votos. Dentro deste cenário, considerando a votação de 2018, apenas a votação de Natália e Mineiro já garantiria esta primeira vaga. O PT conta ainda com uma expressiva votação da engenheira Samanda Alves e de Alexandre Motta, que teve excelente votação para o Senado em 2018 ( 242.265 votos) e se destacou durante a pandemia com críticas à posição negacionista e pró-remédios com comprovação contra covid do prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB).

O PV também tem planos ambiciosos nesta eleição e o vereador em Natal Milklei Leite, que também é presidente estadual do partido, conta com o peso que a sigla ganhou nos últimos meses com migrações partidárias e com a ampliação da votação que teve para a Câmara natalense (2.721 votos em 2020) , o que pode coloca-lo em uma suplência de deputado federal.

No PCdoB, destaca-se o nome do ativista estudantil e ex-vereador em Natal Pedro Gorki, que teve 1.250 votos no pleito de 2020, que lhe garantiram a primeira suplência do partido. Os meses como vereador renderam visibilidade a Gorki, que também vê sua possibilidade eleitoral amplificada.

QUOCIENTE

O quociente eleitoral de 2018 para eleger uma cadeira na Câmara Federal foi de 202. 353 votos. A coligação Do Lado Certo, formada pelo PT, PC do B e PHS conseguiu 310.001 votos, número que permitiu eleger Natália e na "sobra" de votos também eleger Mineiro, que seria deputado não fossem os votos irregulares de Kerinho Alves, da coligação 100% RN, que foram computados e beneficiaram Beto Rosado.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.