Feira virtual expõe e comercializa produtos da economia solidária do RN
Natal, RN 28 de mar 2024

Feira virtual expõe e comercializa produtos da economia solidária do RN

18 de abril de 2022
2min
Feira virtual expõe e comercializa produtos da economia solidária do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os pequenos produtores da economia solidária no RN agora têm uma 'feira virtual' para comercializar seus produtos e serviços. O Governo do RN implantou o Sistema de informação e Cadastro da Economia Solidária no RN - o Ecosol Digital. É um aplicativo que está disponível nas plataformas digitais do Google Play e App Store.

O objetivo é dar maior visibilidade e divulgar as ações da política estadual de Economia Solidária no RN, promovendo a interação entre empreendedores, controle social e gestão da política estadual para o setor.

Além de divulgar informações sobre a economia solidária no Estado, o aplicativo também intermedia a compra e venda de produtos através da Feira Virtual da Economia Solidária.

A governadora Fátima Bezerra disse que o aplicativo incentiva o empreendedorismo no segmento e traz plataforma ousada de ações de fomento e valorização ao empreendedorismo. “É uma ferramenta para integrar as ações da economia solidária. Ressalto que o Rio Grande do Norte é o primeiro estado do Nordeste a ter o aplicativo."

O projeto é da Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social e, segundo a secretária Íris Oliveira é mais uma etapa do projeto que está sendo desenvolvido para efetivar a política estadual de economia solidária que quer "unir as duas pontas: quem produz e quem quer comprar, e ainda ofertar um mecanismo de registros para acesso a este segmento”.

A coordenadora do Ecosol Digital na Sethas, Lidiane Freire, analisa que o aplicativo ajuda a dar mais visibilidade para a economia solidária, pois é "instrumento tecnológico de fácil acesso, objetivo e autoexplicativo que mapeia o potencial econômico e de organização dos diferentes segmentos produtivos da Economia Solidária como associações, cooperativas, grupos de troca, finanças solidárias e redes de cooperação junto aos produtores de Artesanato, Agricultura Familiar, Pesca, Confecções, Serviços, Reciclagem e Cultura".

O Ecosol Digital também disponibiliza um banco de dados com os Empreendimentos de Economia Solidária existentes no RN, a atividade econômica desenvolvida, os municípios e a territorialização da ação, participação de homens e mulheres, característica rural, urbana ou litorânea, participação em espaço de Políticas Públicas, acesso a crédito, tudo como previsto nos critérios definidos pela Lei Estadual nº 8.798, de 22 de fevereiro de 2006.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.