Freitas Júnior lança pré-candidatura ao Senado pelo PSOL e pode gerar nova divisão interna no partido
Natal, RN 29 de mar 2024

Freitas Júnior lança pré-candidatura ao Senado pelo PSOL e pode gerar nova divisão interna no partido

18 de abril de 2022
3min
Freitas Júnior lança pré-candidatura ao Senado pelo PSOL e pode gerar nova divisão interna no partido

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Foi uma surpresa para quem acompanha a política potiguar a divulgação da pré-candidatura ao Senado de Freitas Júnior, que há poucas semanas trocou o Rede Sustentabilidade pelo PSOL. A surpresa se deu pelo fato do vereador em Natal Robério Paulino (PSOL) há menos de uma semana (na quarta-feira, 13) lançar em evento político a sua pré-candidatura a senador.

O presidente estadual do PSOL, Danniel Morais, que está confirmado como pré-candidato ao governo pela legenda, falou à reportagem da Agência Saiba Mais nesta segunda-feira: "o PSOL é democrático e qualquer filiado pode pleitear internamente a sua pré-candidatura até que o partido realize a conferência interna. Hoje existem duas pré-candidaturas ao Senado no aspecto interno do partido. Robério colocou a pré-candidatura para fora mas ainda não houve a decisão no espaço do PSOL", disse. "A conferência que vai escolher as candidaturas a vice e ao Senado será em maio, em data a ser divulgada", assinalou.

Em nota divulgada à imprensa, Freitas afirma que: "as duas pré-candidaturas postas (ao Senado) são representantes das oligarquias e inimigas da classe trabalhadora. Um pré-candidato é o coveiro dos direitos trabalhistas, representante do bolsonarismo e do capitalismo selvagem capitaneado por Paulo Guedes, o outro pré-candidato representa a oligarquia Alves, já vencida nas eleições de 2018, aliado até pouco tempo do bolsonarismo, quando defendia as reformas de Bolsonaro e Paulo Guedes, tendo mudado de posição apenas para se tornar candidato a senador com o apoio da governadora. Ambos foram derrotados em 2018 e precisam ser superados.

Diante deste cenário e em diálogo com movimentos sociais, ambientalistas e lideranças populares, coloco nosso nome como pré-candidato a senador pelo PSOL, defendendo uma agenda de esquerda, que supere as oligarquias, lute pela revogação do teto de gastos e das reformas trabalhista e previdenciária, e de todos os atos genocidas desse governo".

Freitas Júnior foi candidato à Prefeitura de Natal em 2016 e ao Governo do Estado em 2018. Já Robério foi candidato ao Governo em 2014 e a prefeito de Natal em 2016.

DIVISÃO

O Psol potiguar vive há tempos uma divisão interna com as correntes ligadas a Robério e ao ex-deputado estadual Sandro Pimentel (que teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral por irregularidades na prestação de contas de campanha). Com duas pré-candidaturas ao Senado em menos de uma semana, o partido corre risco de viver mais uma fratura política. A esperar o posicionamento de Robério e Freitas nos próximos dias.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.