Governo vai abrir 1.500 vagas de qualificação na área do turismo em 46 cidades do RN
Natal, RN 29 de mar 2024

Governo vai abrir 1.500 vagas de qualificação na área do turismo em 46 cidades do RN

23 de abril de 2022
3min
Governo vai abrir 1.500 vagas de qualificação na área do turismo em 46 cidades do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Governo do Estado lançou cinco cursos de qualificação profissional e técnica na área do turismo que serão ofertados em 46 municípios do RN. A partir de maio, serão realizados cursos de "técnicas para garçom”, “gestão de pequenos negócios em comércio e serviços”, “boas práticas no manejo de alimentos”, “instância de governança municipal” e “turismo de base comunitária”.

O Senac foi contratado para ministrar as capacitações. Ao todo serão ofertadas 1.500 vagas, em cursos com duração variável entre 16h e 80h. Essa é a segunda leva de cursos ofertados pela Setur. No ano passado, entre setembro e dezembro, uma série de cursos capacitou 332 pessoas em 24 cidades potiguares. Os recursos investidos na realização dos cursos somam quase 1 milhão de reais, e foram disponibilizados pelo projeto Governo Cidadão.

Entre os municípios contemplados estão Acari, Areia Branca, Assú, Baía Formosa, Baraúna, Barcelona, Brejinho, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Currais Novos, Extremoz, Felipe Guerra, Florânia, Galinhos, Guamaré, Macau, São José do Campestre, Tibau do Sul e Touros.

No lançamento dos cursos, a governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância da qualificação: “Um maior acesso à formação encaminha para uma maior profissionalização da atividade turística, e com isso naturalmente teremos maior qualidade nos produtos turísticos oferecidos no estado. Esse é um ciclo virtuoso que toda gestão deve incentivar”, afirmou a governadora.

O Turismo no RN

O Turismo é a principal atividade econômica do Rio Grande do Norte e possui mais de 50 mil leitos e 28 mil quartos. A atividade se recupera após o período da Pandemia - que atingiu o setor em todo o mundo. Em 2022, a cidade de Natal foi listada como o quarto destino turístico brasileiro mais procurado para as férias de janeiro de 2022. A informação foi do site Decolar.com, que divulgou um ranking com os destinos nacionais mais desejados para o primeiro mês do ano.

A lista tem como base as buscas por hospedagens nos canais de vendas. Natal só ficou atrás de Rio de Janeiro, Florianópolis e São Paulo. Após a capital potiguar, aparecem Porto de Galinhas-PE, Maceió-AL, Porto Seguro-BA, Balneário Camboriú-SC, Fortaleza-CE e Salvador-BA.

Para ajudar o setor, além de cursos de divulgação e investimento em publicidade, o Governo do RN prorrogou, até dezembro de 2022, a redução do ICMS da energia elétrica consumida pelo setor de hotelaria. A redução foi concedida em 2020 diante da grave crise imposta pela pandemia da Covid-19.

Segundo o Governo do Estado, o benefício ao setor hoteleiro reduz a 12% o ICMS da energia elétrica e representa renúncia de arrecadação de R$ 350 mil/mês. "Em 12 meses a renúncia é de mais de R$ 4 milhões, valor que pode ser revertido pelos empresas em investimentos para atração de visitantes", informou o secretário de Estado da Tributação, Carlos Eduardo Xavier.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.