Na pesquisa TN/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira, 1, de intenção de voto do eleitorado potiguar para a presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com ampla margem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tentará reeleição.
Na pesquisa estimulada, Lula tem 52% das intenções de voto, bem à frente de Bolsonaro, que marca 19%. Depois aparecem Ciro Gomes (PDT) com 6%. Sergio Moro (antes no Podemos, desde ontem no União Brasil), que na mesma quinta-feira, 1, anunciou desistência da pré-candidatura à Presidência, marcou apenas 2%. João Doria (PSDB), André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) aparecem com 1% cada um. Brancos ou nulos somaram 12% e não sabem ou não responderam, 8%.
Na amostragem espontânea (onde o entrevistado não tem nomes para escolher), Lula lidera com 44% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro tem 16%. Ciro Gomes (PDT) tem 4%, Sérgio Moro e André Janones apenas 1%. Os indecisos são 26% e os que dizem votar em branco/nulo são 8%
A pesquisa mostra claramente que, no Rio Grande do Norte, Lula não apenas ganharia com tranquilidade no primeiro turno como será o maior cabo eleitoral no Estado. Na corrida para o Governo do RN, a líder nas pesquisas é a governadora Fátima Bezerra (PT), apoiada por Lula e que associa frequentemente o nome do ex-presidente à sua gestão e à sua propaganda pessoal.
A PESQUISA
O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 26 de março. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob os números BR-07968/2022 e RN-05273/2022. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.