Morador de Ceará-Mirim (RN) entra com ação na justiça para que Fundação José Augusto recupere casarão tombado em 1988
Natal, RN 25 de abr 2024

Morador de Ceará-Mirim (RN) entra com ação na justiça para que Fundação José Augusto recupere casarão tombado em 1988

5 de abril de 2022
4min
Morador de Ceará-Mirim (RN) entra com ação na justiça para que Fundação José Augusto recupere casarão tombado em 1988

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Casa Grande do Engenho Guaporé, em Ceará-Mirim, município da região metropolitana de Natal (RN), foi tombada pelo seu valor histórico e cultural em 14 de dezembro de 1988, pela Fundação José Augusto (FJA). Mas, por falta de preservação, o prédio está fechado e abandonado, o que levou um morador da cidade a entrar com uma Ação Popular pedindo que a Fundação faça a restauração do imóvel.

Hoje, além de deteriorado, o prédio também tem sido alvo de ladrões, que têm furtado partes da estrutura. De todas as edificações ligadas ao engenho, apenas a Casa Grande de estilo neoclássico encontra-se ainda de pé. O imóvel pode ser visto de vários pontos da cidade de Ceará-Mirim e foi palco de vários encontros políticos da época em que as cidades eram províncias.

A ação na justiça foi movida por Gláucio Tavares Costa, que é servidor público e morador de Ceará-Mirim. Na peça, ele explica que depois de uma grande reforma na Casa Grande realizada pela própria Fundação José Augusto em 1979, o prédio foi tombado em 1988 e denominado de “Museu de Nilo Pereira”. Porém, os móveis foram retirados do local e o prédio deixou de ter essa função de preservação histórica aberta aos visitantes.

Na ação, há o pedido para que num prazo de 20 dias sejam adotadas algumas medidas emergenciais para conservação da Casa Grande, como colocação de tapumes para isolar a área; lonas sobre o detalhado para evitar o aumento da deterioração; limpeza e um serviço de vigilância para evitar novos furtos.

Além do restauro, Gláucio também solicita que seja realizada uma audiência entre a Prefeitura de Ceará-Mirim e a FJA para que se faça um convênio e se dê uma destinação ao prédio, como já houve no passado, quando ele funcionou como museu.

Por exemplo, estive na cidade de Martins em janeiro. Lá funciona um museu tombado, onde também fica instalado um restaurante. Seria muito bacana ter um museu restaurado com esse tipo de serviço agregado”, explica.

A agência Saiba Mais entrou em contato com a atual direção da Fundação José Augusto, mas o presidente, Crispiniano Neto, estava em um evento. Assim que obtivermos algum retorno, esta matéria será atualizada.

Vista da parte interna da Casa Grande do Engenho Guaporé, em Ceará-Mirim I Foto: cedida
Pelas janelas da fachada é possível ver que parte do telhado onde ficava o sótão do casarão desabou I Foto: cedida
Peças da estrutura da Casa Grande do Engenho Guaporé têm sido furtadas I Foto: cedida

Atualização 

Em nota, a Fundação José Augusto (FJA) informa que as providências para a restauração do Museu do Guaporé, localizado em Ceará-Mirim, estão sendo tomadas: "Foi contratado o arquiteto Haroldo Maranhão, que já fez o levantamento do mapa de danos, através de 15 plantas da edificação, cujo estudo resultará no projeto final. A FJA vem realizando uma contínua agenda de reuniões com a Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim para a formalização de uma parceria administrativa com vistas a manutenção daquele patrimônio".

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.