Moradores do Baldo sofrem nova ação higienista promovida pela Prefeitura de Natal
Natal, RN 19 de abr 2024

Moradores do Baldo sofrem nova ação higienista promovida pela Prefeitura de Natal

10 de abril de 2022
3min
Moradores do Baldo sofrem nova ação higienista promovida pela Prefeitura de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As pessoas que vivem na Ocupação Maria Lúcia Santos, no Viaduto do Baldo, tiveram novamente seus pertences jogados no lixo pela Prefeitura de Natal neste domingo (10). O coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua no Rio Grande do Norte, Vanilson Torres, denunciou no sábado (9) a provável ação deste final de semana.

No sábado à noite, a Agência Saiba Mais entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e com o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Saulo Spinelly, e ambos informaram desconhecer a ação programada.

Os moradores do local chegaram a ser alertados por garis da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) a guardarem seus documentos, porque a Prefeitura faria mais uma ação higienista. Em dois anos de pandemia, é a sétima vez que o grupo tem os barracos em que vivem destruídos.

“Mesmo o STF tendo dado a garantia que não pode ter despejos até junho de 2022, sabemos que essa Prefeitura que não se importa com a situação da população em situação de rua, planejou esse despejo. Estamos acionando alguns órgãos como Ministério Público e Defensoria Pública”, disse Vanilson.

“A Prefeitura não garante aluguel social para essas famílias, não garante programa habitacional ou de trabalho e renda, mas usa a sua truculência para desapropriar, expulsar, derrubar os barracos e as moradias precárias dessa população no viaduto”, completa o representante do movimento.

Vídeo, desta manhã mostra as viaturas da Guarda Municipal paradas ao redor da ocupação para a abordagem. O homem que grava diz “viatura aqui é mato, acho que tem bem oito ou nove”.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Munícipio informou que a Guarda Municipal prestou apoio à Urbana e à Semsur na operação que não se caracteriza como despejo, porque na prática não expulsa as pessoas, mas retira "entulhos", com o objetivo de evitar o acúmulo de lixo no espaço e até o entupimento de galerias.

Ainda no sábado Wellington, integrante da ocupação, avisava também em vídeo: “Estamos sabendo que ou domingo ou segunda, vão novamente derrubar nossos barracos. As coisas que nós temos vão tudo de novo pro lixo”.

[embed]https://www.instagram.com/reel/CcJOEbQgv8m/?igshid=YmMyMTA2M2Y=[/embed]

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.