Quem gosta de Choro vai ficar feliz neste fim de semana em Natal. Começa nesta sexta-feira (22) as comemorações pelo Dia Nacional do Choro – que é neste sábado, dia 23 de abril. E a festa vai se estender por três dias, até o domingo (24) com apresentações em várias áreas do Centro Histórico – Cidade Alta e Ribeira – e também na zona Norte (ver programação completa ao final do texto).
A data é celebrada em Natal desde 2016, mas a pandemia da Covid suspendeu o evento presencial por dois anos. O Choro é o mais antigo gênero musical tipicamente brasileiro e a festa em Natal será celebrada com os maiores representantes, como Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha. A data da festa, inclusive, remete ao nascimento de Pixinguinha (23 de abril).
Este ano, a comemoração faz homenagem à volta do Catita Choro e Gafieira, e presta reverência aos músicos Marcelo Tinoco e o maestro Neemias Lopes, que morreram recentemente.
A celebração começa nesta sexta-feira (22), a partir das 20h, no Burado da Catita. Sábado (23), a programação tem início às 10h na praça Padre João Maria, depois segue pelo Beco da Lama e Espaço Cultural Ruy Pereira a partir de meio dia e no Bardallos Comida e Arte a partir das 18h.
Para fechar, no domingo (24), serão duas atrações: Duo Cabroso e Choro da Terra, no Espaço Cultural Jesiel Figueiredo, na zona Norte de Natal.
Veja a Programação
22/04
20h Buraco da Catita – Chico Bethoven e o Regional Choro do Elefante
22h Buraco da Catita – Catita Choro e Gafieira
23/04
10h Praça Pe João Maria (Centro) – Choro do Caçuá
12h Beco da Lama – Chico Bethoven e o Regional Choro do Elefante
12h Espaço Ruy Pereira – Priscila Matos e Choro Potengi
14h Beco da Lama – Choro de Cordas
14h Espaço Ruy Pereira – Raphael Almeida
16h Beco da Lama – Choro Bom
16h Espaço Ruy Pereira – Rodolfo Amaral
18h Bardallos – Alexandre Moreira
20h Bardallos – Jubileu Filho
22h Bardallos – Laryssa Costa
24/04
16h Espaço Cultural Jesiel Figueiredo – Duo Cabroso
18h Espaço Cultural Jesiel Figueiredo – Choro da Terra