Piloto francês que realizou primeira travessia aérea do Atlântico ganha monumento em Natal
Natal, RN 23 de abr 2024

Piloto francês que realizou primeira travessia aérea do Atlântico ganha monumento em Natal

27 de abril de 2022
4min
Piloto francês que realizou primeira travessia aérea do Atlântico ganha monumento em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O piloto francês Jean Mermoz foi homenageado com um monumento alusivo aos 90 anos da primeira travessia aérea transatlântica com correio postal. Ele voou pela Companhia Geral da Aéropostale que, em maio de 1930, saiu da cidade de Saint-Louis, no Senegal, e após 21 horas de voo chegou a Natal com 130 quilos de cartas.

A cerimônia de homenagem foi realizada segunda-feira (25) e coordenada pelo Conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil, Olivier Giron. O evento também contou com a presença do Adido de Cooperação do Consulado Geral da França em Recife, Sébastien Dahyot, o diretor da Aliança Francesa de Natal, Ernesto Guerra, da agente Consular da França em Natal, Caroline Fernandes, e do escritor da primeira biografia em português do aviador, Roberto Silva.

A obra, instalada dentro da Aliança Francesa, foi executada pelo o artista carioca Mario Pitanguy e representa o hidroavião "Laté 28.3”, modelo utilizado por Mermoz, incluindo um medalhão do piloto.

“A doação da escultura para a população natalense, por meio da nossa instituição, contribui amplamente com a promoção da língua, da história e da cultura francesa aqui na cidade, estamos honrados” disse Ernesto Guerra.

Escultura foi realizada pelo artista carioca Mario Pitanguy / Foto: Ulyana Lima

Olivier Giron falou da importância da travessia, considerada marco na história mundial da aviação: “Uma carta que antes levava meses para chegar ao Brasil a bordo dos navios a vapor passou, então, a trazer notícias, para a época, ainda frescas”. Sobre a importância de Natal no fato, Giron destacou: “Por ser a cidade mais perto do continente europeu e africano, Natal foi a primeira das 11 escalas da Aéropostale no país. A cidade já conta com uma escola e uma rua com o nome do piloto Jean Mermoz e a escultura será mais uma maneira de lembrar do passado que a França tem em comum com o Brasil, mais especificamente com Natal”.

Um feito pouco conhecido, admite biógrafo do piloto

Autor do livro sobre Jean Mermoz acredita que monumento pode ajudar a tornar piloto conhecido / foto: Ulyana Lima

O biógrafo Roberto da Silva que pesquisou a fundo a vida de Jean Mermoz expôs algumas curiosidades:

“Além dele, a tripulação era composta pelo navegador Jean Dabry e o radiotelegrafista Léopold Gimié. O voo não foi tranquilo, eles enfrentaram o temido pot-au-noir, nuvens compactas e negras que cobrem a superfície da água e a ela aderem, mas com bravura e determinação o piloto conseguiu amerissar no rio Potengi, às 7h 20min do dia 13-05-1930”.

Para Roberto, Mermoz e seu feito ainda são muito pouco conhecidos pelo cidadão natalense e a instalação do monumento pode ajudar a reverter esse fato.

O evento marcou o encerramento do “Jean Mermoz em Natal”, projeto iniciado em 2020 pelo Serviço Cultural da Embaixada da França no Brasil, pausado durante a pandemia. Também estavam presentes Mireille Meireles, diretora da Escola Francesa, representantes da UFRN, prefeitura e governo estadual.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.