Prefeitura de Natal pede reintegração de posse de galpão e que 100 famílias sem teto que moram lá paguem por custas processuais
Natal, RN 19 de abr 2024

Prefeitura de Natal pede reintegração de posse de galpão e que 100 famílias sem teto que moram lá paguem por custas processuais

1 de abril de 2022
3min
Prefeitura de Natal pede reintegração de posse de galpão e que 100 famílias sem teto que moram lá paguem por custas processuais

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Está em tramitação na 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal uma ação de reintegração de posse movida pela Prefeitura de Natal contra o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que ajudou um grupo de cerca de 100 famílias, sem moradia, a montar acampamento em um galpão que pertence à Prefeitura de Natal, no bairro da Ribeira, mas que estava abandonado.

Apesar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, ter prorrogado até o mês de junho a Lei nº 14.216/2021, que se vencia nesta quinta (31), e que proíbe ações de despejo e reintegração de posse no Brasil. A Lei, de autoria da deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), só é válida para ocupações que ocorreram até o dia 20/03/2020, no período inicial da pandemia.

Com isso, as famílias da Ocupação Palmares, como foi batizado o acampamento montado no galpão na Ribeira, ficam desprotegidas legalmente. Em Natal, a preocupação dos integrantes da Ocupação Palmares é que a ação de despejo seja executada.

Várias ocupações foram despejadas mesmo com a lei valendo. Ela nos ajuda na argumentação, estamos até preparando uma peça jurídica com a argumentação. Mas, mesmo assim, acho que o juiz ainda pode determinar a reintegração de posse”, preocupa-se Matheus Araújo, Coordenador do MLB.

Além de pedir a reintegração de posse do galpão, a Prefeitura de Natal ainda solicita que as famílias sem moradia paguem pelas custas processuais e honorários advocatícios.

Manifestação

Para evitar o despejo das famílias, foi organizado um ato em defesa da Ocupação Palmares, na manhã desta sexta, 1º de abril, a partir das 18h, na rua Acrísio Frire, onde fica o 

A Lei

Originalmente, a Lei nº 14.216/2021 foi criada para proteger as pessoas sem teto de despejos durante o período da pandemia do novo coronavírus. Natália Bonavides pediu a prorrogação de sua vigência, que se encerrava nesta quinta (31), e o ministro Barroso avaliou que, apesar da pandemia estar sob controle, a situação econômica do país é grave, com muitas pessoas desempregadas, desabrigadas e com cerca de 132.290 famílias ameaçadas de despejo. Por isso, prorrogou sua validade até junho, no entanto, a medida protege apenas ocupações que ocorreram até 20 de março de 2020.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.