O Partido dos Trabalhadores (PT) pretende dobrar a sua representação na Câmara Federal e aumentar a bancada na Assembleia Legislativa. Em declaração à reportagem da Agência Saiba Mais, o presidente estadual da legenda, Júnior Souto disse que “preparamos nominatas fortes para a eleição deste ano”.
“Nosso objetivo concreto é trabalhar para eleger dois deputados federais”, admite Souto. Ele prefere não citar nomes, mas os dois pré-candidatos que saltam aos olhos, pelo poder eleitoral já demonstrados, são os da deputada federal Natália Bonavides e do suplente de deputado federal e ex-secretário de Estado Fernando Mineiro. Este chegou a ser diplomado deputado em 2018, mas teve a cadeira tomada pela recontagem de votos de coligação adversária, o que beneficiou Beto Rosado, atualmente deputado federal. A disputa pela vaga ainda está na justiça eleitoral.
Natália foi a segunda mais votada para a Câmara Federal com 112.998 votos, enquanto Mineiro foi o terceiro mais votado, com 98.070.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Em relação à ALRN, Souto registra que o partido espera a definição nacional sobre a federação, que deve ser formada por PT, PV e PC do B. Essa formatação, em tese prejudicaria o PT já que o PV recentemente recebeu quatro deputados estaduais, se tornando forte. Júnior minimiza esse quadro: “Realmente o PV apresenta nomes de peso eleitoral, mas dentro do partido há quem garanta que esta coligação pode eleger até sete deputados, portanto, ainda que o Partido Verde reeleja seus quatro deputados, o PT pode fazer três estaduais”, defende.