Projeto da UFRN cria perfil no Instagram para esclarecer sobre parto natural
Natal, RN 16 de abr 2024

Projeto da UFRN cria perfil no Instagram para esclarecer sobre parto natural

7 de abril de 2022
3min
Projeto da UFRN cria perfil no Instagram para esclarecer sobre parto natural

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Um projeto da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN) tenta reverter os preocupantes números de partos cesáreos no Brasil. E uma das ferramentas é a divulgação de conhecimento sobre o parto normal. O perfil @protagonizandonoparto no Instagram distribui conteúdo focado em conhecimento científico sobre os benefícios do parto natural.

O perfil criado pelo projeto da UFRN traz várias informações sobre o trabalho de parto natural e toca, inclusive, em temas atuais como a violência obstétrica. Também há conteúdo sobre exercícios físicos e alimentação que ajudam no processo. As mensagens são distribuídas em várias linguagens, inclusive em podcast.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma taxa de 15% para a realização de partos cesáreos, mas hoje o Brasil é o segundo país com o maior número desses procedimentos no mundo. Apenas nos serviços privados de saúde, o percentual alcança 85%, enquanto nos públicos o valor diminui para 40%. O projeto da UFRN tem como objetivo reverter esse quadro e busca incentivar o protagonismo feminino no parto normal, a aplicação de métodos não farmacológicos para alívio da dor e a formação acadêmica interprofissional e humanizada da assistência à saúde.

O grupo é coordenado pelas professoras Adriana Gomes Magalhães e Francisca Marta de Lima Costa e Souza. O foco é fortalecer na mulher o conhecimento sobre a capacidade de conceber naturalmente e apontar os métodos capazes de auxiliar nesse processo. O grupo também defende o trabalho interprofissional humanizado, visando não apenas favorecer o alívio das dores durante o trabalho de parto, como também o acolhimento e a compreensão em torno das necessidades da mulher. “Muitas mulheres temem o trabalho de parto e, por isso, é importante que a gente incentive esse parto normal e o preparo da mulher para esse momento”, explica Adriana Gomes.

O projeto teve início em 2018 e vem sendo renovado e assistindo as mulheres atendidas no Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), no município de Santa Cruz (RN), com a supervisão de professores da UFRN e preceptores que integram a unidade pré-parto do HUAB.

No projeto, há um trabalho multidisciplinar de alunos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia com o objetivo de integrar os conhecimentos dessas áreas e estimular o trabalho coletivo. A ideia, segundo Adriana Gomes Magalhães, é que os estudantes compreendam o papel de cada profissão e como podem atuar em equipe para auxiliar a mulher ao longo do trabalho de parto.

Neste ano o projeto abriu 11 vagas para alunos dos cursos da Facisa/UFRN, sendo uma remunerada e as demais para trabalho voluntário. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril mediante o envio de uma carta de intenção ao e-mail [email protected] com o assunto “projeto de Extensão”.

São critérios de avaliação da carta: análise da apresentação pessoal, motivações para participar da iniciativa, objetivos que pretende alcançar e as perspectivas de crescimento acadêmico, coerência, coesão textual e emprego adequado da língua portuguesa. Mais informações da seleção, no edital.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.