Restauração da estátua de Iemanjá é concluída, após ser pintada de preto
Natal, RN 24 de abr 2024

Restauração da estátua de Iemanjá é concluída, após ser pintada de preto

14 de abril de 2022
2min
Restauração da estátua de Iemanjá é concluída, após ser pintada de preto

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O escultor Emanuel Câmara concluiu nesta quarta-feira (14) a restauração da estátua de Iemanjá. A obra foi necessária após a estátua ter sido pintada de preto, em 28 de fevereiro.

Na restauração, Emanuel Câmara removeu a tinta, recuperou as linhas originais da escultura para, depois, pintar novamente e finalizar o serviço. A obra foi contratada pela Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte).

A estátua de Iemanjá que fica na Praia do Meio, em Natal, já foi depredada repetidas vezes. Em 28 de fevereiro, amanheceu com tinta preta na pele. Na época, representantes das religiões de matriz africana denominaram o ato de vandalismo e denunciaram que a Prefeitura não oferece segurança ou monitoramento.

Membro do Grupo de Articulação de Matriz Africana e Ameríndia do Rio Grande do Norte, José Pedro de Santos Neto, conhecido como Pedrinho de Ogum, comentou que o fato demonstra como as pessoas fazem a ligação direta dos símbolos dessas religiões aos negros, e de forma racista.

A nova estátua de Iemanjá foi entregue no dia 2 de fevereiro de 2020. Ela substituiu outra mais antiga, que foi alvo de ações de vandalismo e intolerância religiosa. Considerada a rainha dos mares e dos oceanos, Iemanjá é uma divindade das religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, mas pessoas de diferentes crenças a cultuam.

A estátua tem três metros e meio de altura e pesa 4 toneladas, sendo a maior imagem de Iemanjá confeccionada no Rio Grande do Norte.

SAIBA MAIS
Iemanjá, na Praia do Meio, é pintada de preto e representantes de religiões de matriz africana denunciam câmera quebrada
https://saibamais.jor.br/iemanja-na-praia-do-meio-e-pintada-de-preto-e-representantes-de-religioes-de-matriz-africana-denunciam-camera-quebrada/

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.