Rio Grande do Norte está acima da média brasileira de cura para tuberculose
Natal, RN 20 de abr 2024

Rio Grande do Norte está acima da média brasileira de cura para tuberculose

4 de abril de 2022
4min
Rio Grande do Norte está acima da média brasileira de cura para tuberculose

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

No Brasil, a proporção de cura dos novos casos de tuberculose foi de 70,1% em 2019. Já a cura de casos em retratamento após abandono chegou a 51,2%. Já no Rio Grande do Norte, no mesmo período, a média de cura e controle da tuberculose ficou em 71,5%, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Com 1.447 novos casos registrados em 2020 e 1.206 em 2021, a estimativa da Sesap é que a curva da doença no estado continue em queda pelos próximos anos.

O resultado faz parte do esforço da Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública junto a todos os munícipios do Rio Grande do Norte que seguem o caminho da testagem, tratamento até chegar à cura e controle da doença", avaliou a coordenadora de Vigilância em Saúde da SESAP, Kelly Lima, durante a abertura do Encontro de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, na última quarta (30).

A meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é conseguir erradicar a Tuberculose do mundo até o ano de 2035. O controle da doença se dá através da melhoria do diagnóstico, detecção dos casos e a cura.

"O RN tem a sétima incidência do Brasil. Nossa investigação da doença chega a 35,6 de incidência e apenas quatro Estados do país mantiveram o ritmo da busca ativa e diagnóstico mesmo com a pandemia da covide-19. É fundamental o trabalho que vem sendo executado nos municípios de submeter a população aos exames específicos que são rápidos e sensíveis. Quanto mais cedo começar o tratamento, maior é a chance de cura e assim o controle. Cada um de nós é importante, para a construção desses indicadores. Rumo ao Fim da Tuberculose", comentou enfermeira Valéria de Melo, que também participou do encontro.

Tuberculose

A Tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível pelas cias aéreas que afeta, principalmente, os pulmões. Cerca de 10 milhões de pessoas adoecem de tuberculose todos os anos e mais de um milhão chega a morrer em decorrência da doença. Muitos pacientes, com os primeiros sinais de melhora, acabam abandonando o resto do tratamento. O alerta dos médicos é que, além do paciente não ficar curado, essa prática acaba tornando a doença mais forte e resistente aos medicamentos. A tuberculose pode ocorrer tanto na forma pulmonar, quanto extrapulmonar, afetando outros órgãos.

Sintomas

Toda pessoa que apresenta tosse seca por mais de três semanas deve ser investigada para o caso de tuberculose pulmonar. Mas, além da tosse, também há outros sintomas como febre vespertina, suor noturno, emagrecimento e cansaço/ fadiga.

Transmissão

Assim como a covid-19 e a gripe, a tuberculose é transmitida pelo ar através da inalação de aerossóis pelas vias aéreas. Isso acontece quando pessoas contaminadas falam, tossem ou espirram, jogando no ar a Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Fonte: Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.