Rio Vermelho: livro que conta história do PCdoB do RN é lançado nesta sexta-feira
Natal, RN 25 de abr 2024

Rio Vermelho: livro que conta história do PCdoB do RN é lançado nesta sexta-feira

8 de abril de 2022
2min
Rio Vermelho: livro que conta história do PCdoB do RN é lançado nesta sexta-feira

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

“Rio Vermelho – Raízes potiguares de um Brasil democrático e progressista desde o levante de 1935”, o mais novo livro do jornalista Osvaldo Bertolino, conta a história do centenário Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Rio Grande do Norte. O lançamento, da Editora Anita Garibaldi, será nesta sexta-feira (8), a partir das 19h, no Museu Café Filho, localizado no Centro Histórico de Natal.

A obra cita o médico cirurgião Vulpiano Cavalcanti, que teve os dedos das mãos quebrado para não atender ao povo; o jornalista Luiz Maranhão, desaparecido político depois de brutalmente torturado; e o guerrilheiro do Araguaia Glênio Sá, morto em um acidente automobilístico durante campanha que disputava cadeira no Senado Federal.

Osvaldo Bertolino, paranaense radicado em São Paulo, destaca que o Rio Grande Norte foi um dos pontos do épico Levante de 1935, que não se limitou a Natal: “a guerrilha da região de Mossoró ainda está por ser devidamente dimensionada”.

Segundo ele, o livro “pretende, modestamente, contribuir para combater o desconhecimento” acerca da história de rebeldia e luta do povo do Nordeste. Nele, “os comunistas são um rio vermelho”, navegado pela reportagem sobre um importante período histórico do Brasil.

Lançamento | Livro Rio Vermelho
Data: 8/4/2022 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Museu Café Filho (Rua da Conceição, 42-90; Cidade Alta - Natal

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.