CIDADANIA

Servidores da UFRN que desejam parar de fumar têm acesso a atendimento multidisciplinar individualizado

Com o objetivo de reduzir o número de fumantes entre os servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Projeto Antitabagismo Mais Saudável Sem Cigarro, executado desde 2017, retomou as atividades presenciais com uma novidade: o atendimento individual.

A medida está sendo implementada devido a pandemia da covid-19, com a impossibilidade de formação de grupos, em virtude da aglomeração. No projeto, o servidor que faz uso de cigarro recebe orientações de uma equipe multidisciplinar, com médico, psiquiatra, dentista, enfermeiro e nutricionista.

O primeiro atendimento é feito pela enfermeira Andrea Costa, que criará, em conjunto com o próprio usuário e de acordo com suas demandas, um plano de acompanhamento. De acordo com as necessidades do participante, serão agendadas consultas com a medicina do trabalho, psiquiatria, odontologia, nutrição, clínica médica, entre outros, além do atendimento semanal com a enfermeira do programa. O programa conta também com a liberação de medicações em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap-RN).

O projeto é promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da UFRN, por meio da Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (DAS). Para participar do grupo, os interessados devem entrar em contato com a DAS, através do telefone 99229-6546 (WhatsApp).

O público-alvo do projeto inclui todos os servidores tabagistas da UFRN que desejem parar de fumar. Caso resida com algum dependente que também seja tabagista, ele poderá ser acompanhado em conjunto com o trabalhador.

Se o servidor não faz uso do cigarro, mas tem um colega que fuma, a ideia é que, juntamente com o grupo, seja dado um suporte para ajudá-lo a parar de fumar, construindo uma cultura de cuidado uns dos outros.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article