“Vontade política de Lula, Fátima e Walter é o que importa para formação da chapa”, diz secretário chefe de gabinete do governo
Natal, RN 29 de mar 2024

"Vontade política de Lula, Fátima e Walter é o que importa para formação da chapa", diz secretário chefe de gabinete do governo

28 de abril de 2022
3min

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Encontro realizado nesta quarta-feira, 27, em Brasília, entre o ex-presidente Lula, que é pré-candidato à presidência da República, a governadora Fátima Bezerra (PT) e o deputado federal e presidente do MDB no Rio Grande do Norte, Walter Alves, praticamente selou acordo entre os dois partidos com a formação da chapa Fátima/Walter como pré-candidatos a governadora e vice-governador rumo às eleições deste ano.

Contudo, a chapa não foi oficialmente lançada. Havia a expectativa de que o próprio presidente Lula lançasse a chapa em suas redes sociais, mas isso não aconteceu. Para o secretário chefe de gabinete do governo, Raimundo Alves, não há pressa para isso. "O que importou mesmo foi a vontade política dos atores envolvidos e da liderança maior que é o presidente Lula. A forma de divulgação é o que menos importa porque a informação vai chegar de qualquer forma à militância e sociedade potiguar", disse com exclusividade à reportagem da Agência Saiba Mais.

Raimundo adverte ainda que a questão passa por burocracias partidárias: "Entendo que a proposta de chapa está feita. Evidentemente agora deverá passar pelo crivo das direções dos partidos e tudo vai acontecendo até às convenções", ressalta.

Perguntado sobre o que Walter e o MDB trazem para a campanha Fátima, o secretário diz que "a principal mensagem é que tem mais forças políticas, como MDB e PDT, além dos partidos e lideranças políticas que já compõem o governo, que avaliam o que está sendo feito no Rio Grande do Norte pelo governo da Professora Fátima e que acreditam que esse projeto precisa ser renovado. A composição da campanha que se avizinha e os apoios que virão a partir daí é um processo de construção que só se encerrará após o anúncio do resultado das eleições. Temos muito que fazer ainda".

EXPECTATIVA

Havia a expectativa de que a chapa fosse anunciada na quarta-feira, nas redes sociais de Lula, Fátima e Walter. Mas a posição de Raimundo Alves e informações colhidas com fontes garantem que para PT e MDB o registro do encontro funcionou como um pré-lançamento, havendo a ideia, portanto de agendar o lançamento oficial da chapa entre final de maio e junho, possivelmente com a presença de Lula no Rio Grande do Norte. A chapa também terá outro Alves, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) que há meses já entrou em acordo com Fátima, Falta ao grupo definir o primeiro suplente de senador, espaço pleiteado pelo PC do B para o atual vice-governador Antenor Roberto, e a segunda suplência, que deverá ficar com o PT mas é espaço também cobiçado por PV e PSB, que fazem parte do bloco de sustentação ao Governo Fátima.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.