Covid-19: adolescentes entre 12 e 17 anos devem receber dose de reforço em todo RN
Natal, RN 19 de abr 2024

Covid-19: adolescentes entre 12 e 17 anos devem receber dose de reforço em todo RN

30 de maio de 2022
3min
Covid-19: adolescentes entre 12 e 17 anos devem receber dose de reforço em todo RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

De acordo com recomendação do Ministério da Saúde, a partir desta segunda (30), os municípios do Rio Grande do Norte devem iniciar a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos.

A dose de reforço deve ser administrada quatro meses após a segunda dose e o imunizante preferencial a ser usado deve ser o da Pfizer, independente do imunizante aplicado no esquema primário, ficando a Coronavac como opção no caso de não haver disponibilidade da vacina Pfizer.

Atualmente, o RN tem 281.152 adolescentes entre 12 a 17 anos com a primeira dose, correspondendo a 88% da população dessa faixa. Mas, apenas 228.780 dos adolescentes retornaram para tomar a segunda dose, o que equivale a 71% do grupo.

O acordo para definir pela vacinação de reforço foi discutida na manhã de hoje pela Câmara Técnica das Vacinas, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

"Estamos fazendo um levantamento junto aos municípios para solicitar ao Ministério da Saúde mais doses e assim organizar a quantidade de doses necessárias para a terceira dose de todos os adolescentes", confirmou Laiane Graziela, coordenadora de Imunização da Sesap.

Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da SESAP

Vacinação com D3 para adolescentes já começou em Natal

A capital potiguar já começou, no último sábado (28), a aplicação da dose de reforço (D3) contra a Covid-19 no público de 12 a 17 anos. Os adolescentes devem comparecer a um dos pontos de vacinação acompanhados dos pais ou responsáveis. A indicação da Saúde é para que a dose de reforço seja aplicada quatro meses após a segunda dose (D2).

RN tem mais de 700 mil pessoas com D3 atrasada 

Até o último dia 23, o RN tinha mais de 700 mil pessoas (767.796 indivíduos) com a terceira dose (D3) da vacina contra a covid-19, também chamada de dose de reforço, em atraso.

A faixa etária com maior atraso da dose reforço foi identificada entre os jovens de 18 aos 29 anos, com 251.234 atrasados. Na sequência, estão as pessoas com idade entre 30 e 39 anos, com 191.815 atrasados.

São consideradas em atraso para D3 aquelas pessoas cuja imunização já passou do período dos quatro meses recomendados após a segunda dose.

D2 em atraso

Mas, além da dose de reforço (D3), também há alguns atrasados em relação à segunda dose (D2). São 257.837 em todo do RN, sendo as crianças de 05 a 11 anos as mais atrasadas no calendário de vacinação para a covid-19 (61.351). Em seguida, vêm os jovens com idade entre 18 e 29 anos (60.304 atrasados). Todos os dados foram retirados do portal RN + Vacina.

Onde me vacinar?

Em Natal, as vacinas contra a covid-19 estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), além dos pontos montados no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal; e no Shopping Via Direta, na Zona Sul da cidade.

Os detalhes dos horários de vacinação e funcionamento nos finais de semana estão disponíveis em https://vacina.natal.rn.gov.br/ .

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.