Após dois anos suspensa em razão da pandemia, a Feira Cultural Indígena da Lagoa de Tapará volta a movimentar a comunidade dos Tapuia Tarariú, um dos povos originários remanescentes no Rio Grande do Norte. O evento, que está na 6ª edição, acontece neste domingo (29), de 8h às 17h, em frente ao centro comunitário indígena da Lagoa de Tapará, na divisa entre os municípios de Macaíba e São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal.
A programação prevê apresentações de danças tradicionais indígenas como o toré e aconipeya (crianças), apresentações de boi de reis, capoeira, rodas de peteca, arco-e-flecha, corrida de tora e shows de Naílson Acordeon, Tavinho Pressão, além de Nilson Jr. e Côco do Tronco Velho.
A cacica da aldeia, Francisca Bezerra conta que a comunidade aguarda ansiosa pelo retorno da feira após dois anos de cuidados em razão da covid-19. Além da programação cultural, haverá a venda de comidas típicas e artesanatos produzidos pelos indígenas da aldeia. O dinheiro arrecado com as vendas será revertido para benefícios da própria comunidade.
– Um dos objetivos é também reacender, recuperar a cultura dos povos indígenas através de várias atividades, artesanatos, comidas típicas e trabalhos relacionados à nossa origem. Durante o evento, a comunidade tem essa dimensão de compartilhar seus anseios diante do que estamos vivenciando no dia-a-dia, dialogando sobre nosso saberes repassados pelos ancestrais. A feira é uma forma também de dar visibilidade ao nosso povo”, destacou.