1
Balbúrdia completa 1 ano, muda formato e vai entrevistar pré-candidatos em nova fase
10 de maio de 2022
4min

00:00
00:00
O Balbúrdia, programa no Youtube da agência Saiba Mais, completa 1 ano nesta terça-feira (10) e muda o formato com mais foco nas eleições de 2022. Durante o período, foram mais de 330 entrevistas inéditas com personalidades da política nacional, local, lideranças de movimentos populares, sindicais, representantes da cultura, além de cientistas, pesquisadores e trabalhadores e trabalhadoras em geral do Rio Grande do Norte.
O ex-ministro da Educação Fernando Haddad, o teólogo e escritor Frei Betto, o neurocientista Sidarta Ribeiro, a economista e ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello, o ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisa Ricardo Galvão, o ex-presidente nacional do PT José Genoíno Neto e a governadora do RN Fátima Bezerra (PT) foram algumas das personalidades entrevistadas. Outro destaque foi a abertura inédita na imprensa local para participação de representantes de movimentos populares, como lideranças do MST; do Movimento de luta por moradia; de População em Situação de Rua; Indígena, Feminista, entre outros ativistas de Direitos Humanos.
A cobertura da apuração das eleições municipais de 2020, na qual a equipe de jornalistas permaneceu quase 7 horas ao vivo, e a transmissão ao vivo das manifestações de rua que voltaram a acontecer mesmo em meio à pandemia, após o início da vacinação, foram outros marcos do Balbúrdia neste primeiro ano. Essas coberturas especiais contaram com a participação de convidados e jornalistas de veículos independentes parceiros da região Nordeste.
Além da mudança no formato, outra novidade é o lançamento, no segundo semestre, do Balbúrdia em livro com uma coletânea das melhores entrevistas realizadas neste primeiro ano. A obra faz parte da celebração dos 5 anos da agência Saiba Mais, comemorados em 31 de agosto.
Editora-chefe do Balbúrdia, Jana Sá cita a importância do jornalismo independente para a divulgação de narrativas que não encontram espaço na mídia corporativa:
“Num cenário de proliferação de notícias falsas, as chamadas fake news, de hostilidade à imprensa e agressões aos seus profissionais, e, sobretudo, de avanço do fascismo no país, é necessário ter coragem de fazer a disputa narrativa e garantir um jornalismo que tenha respeito à pluralidade e à diversidade que caracterizam a sociedade brasileira”.
Jana Sá, jornalista e editora-chefe do Balbúrdia
[caption id="attachment_60803" align="alignnone" width="1440"]Estreia do Balbúrdia em 10 de maio de 2021 contou com a participação da redação da agência Saiba Mais / foto: reprodução[/caption]
Balbúrdia entrevista pré-candidatos às segundas-feiras
No novo formato, o Balbúrdia deixa de ser diário e passa a ser transmitido ao vivo, às segundas-feiras. A partir de agora, a jornalista Jana Sá comandará uma mesa redonda virtual em que o prato principal será a política e os desdobramentos até o pleito de outubro deste ano. Participarão do bate-papo os jornalistas Cefas Carvalho, Rafael Duarte e Cledivânia Pereira. Os programas terão dois blocos. No primeiro, repórteres e editores comentam e avaliam o cenário político estadual e nacional. Na sequência, os jornalistas entrevistam pré-candidatos a cargos eletivos, seja para a Assembleia Legislativa, Congresso Nacional, Senado e Governo do Estado. As sabatinas começarão pelos concorrentes ao legislativo estadual e federal.A divulgação do entrevistado da semana será realizada ao longo da semana anterior nas redes sociais da agência Saiba Mais e do próprio convidado. Mais de 4 mil pessoas já se inscreveram no canal da agência Saiba Mais. Acesse nosso canal do Youtube e reveja as entrevistas: https://www.youtube.com/watch?v=kye0BV1Ajsw- A ideia é conhecer, saber quem são e o que pensam os candidatos e candidatas que se apresentarão aos eleitores em 2022. A gente sabe que nem todos os candidatos contam com estrutura partidária suficiente para fazer frente aos concorrentes financiados por empresários, por exemplo. De modo que o Balbúrdia, até outubro, será um espaço para que essas pessoas que desejam representar setores da sociedade se apresentem e digam porque o eleitor deve confiar neles”.
Rafael Duarte, jornalista e editor-geral da agência Saiba Mais