Casos de dengue no RN saltam de 806 para mais de 11 mil no período de um ano
Natal, RN 29 de mar 2024

Casos de dengue no RN saltam de 806 para mais de 11 mil no período de um ano

17 de maio de 2022
3min
Casos de dengue no RN saltam de 806 para mais de 11 mil no período de um ano

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Entre janeiro e 07 de maio, o Rio Grande do Norte registrou 11.427 casos prováveis de dengue, enquanto nesse mesmo período de 2021, as notificações chegaram a um total de 806 casos prováveis da doença. Os números foram divulgados nesta terça (17) no Boletim Epidemiológico das Arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

A incidência geral de casos está em 323,93 casos/100 mil habitantes. Dentre as Regiões de Saúde, a maior incidência foi registrada na 1ª Região/Agreste (489,2/100 mil hab.), seguida da 4º Região/Seridó (435,77/100 mil hab.) e 7ª Região/Metropolitana (435.06/100 mil hab.).

Entre janeiro e a segunda semana de abril, a Sesap já havia contabilizado um preocupante aumento dos casos de dengue no RN. A alta já estava na casa dos 818% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 435 casos prováveis de dengue registrados em 2021 contra 3.995 no mesmo período de 2022.

Mas, além da dengue, os casos das demais arboviroses também está crescendo em todo o estado. Em 2022 já foram registrados 3.397 casos prováveis de chikungunya e 708 casos prováveis de zika.

“O trabalho que vem sendo feito com os carros de UBV é algo que deve ser colocado como última medida. Antes disso, todos devemos ser vigilantes para que consigamos combater o mosquito nos nossos quintais, residências, ruas e bairros. Convidamos, então, toda a população para fazer sua parte. Além disso, publicamos um plano de contingência para controle das arboviroses e estamos estimulando os municípios a elaborarem os seus planos de ações com base no estadual, para que todas essas ações sejam efetivadas de forma oportuna e obtenham sucesso. Tudo isso está sendo pensado de forma regionalizada e descentralizada, para que as ações impactem nos territórios”, planeja a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, Silvia Dinara.

Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, é preciso manter os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito; esfregar com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais; não colocar lixo em terrenos baldios; manter caixas d´água sempre tampadas e cuidar de qualquer local que possa acumular água parada. Além dos cuidados, é importante receber a visita do agente de endemias e esclarecer possíveis dúvidas.

A Sesap criou a página NOTIFICA RN para que as pessoas possam registrar possíveis focos do mosquito ou casos de dengue, zika ou chikungunya.

Sintomas:

As arboviroses apresentam sinais e sintomas comuns entre si, como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos no caso da chikungunya e zika.

Imagem: reprodução Sesap

Incidência:

Imagem: reprodução Sesap

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.