Comitê Popular de Luta da Saúde
Natal, RN 28 de mar 2024

Comitê Popular de Luta da Saúde

14 de maio de 2022
3min
Comitê Popular de Luta da Saúde

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Avânia Dias de Almeida

Desde o golpe contra a Presidenta Dilma, em 2016, o povo brasileiro vem sendo massacrado com o desmonte das políticas de saúde, tão logo Michel Temer assumiu a presidência chancelando a Emenda Constitucional 95 (EC 95/2016), congelando recursos da saúde por 20 anos, submetendo o Sistema Único de Saúde ao desfinanciamento e ao mercado.

Em 2018, Bolsonaro assume a presidência do país e o protagonismo na história como o pior governo para o povo brasileiro. Na saúde, acaba com um dos maiores programas do SUS, o Mais Médicos, para executar outro programa cuja base se alicerça em elementos de privatização, além de fomentar o silenciamento da participação social, e a flexibilização das leis trabalhistas.

Dando continuidade, com pitadas de psicopatia, Bolsonaro incentiva o armamento da população, bem como tornou o país líder mundial em consumo de agrotóxicos. Num contexto ainda mais próximo a filme de terror, seu governo vai à contramão de toda construção de luta e resistência da política de saúde mental e de extermínio da saúde (população) indígena.

A incapacidade e estupidez de Bolsonaro foram evidenciadas na falta de condução no enfrentamento a pandemia da covid-19. O estupefato resultado disso foi estarmos como o segundo país no mundo com o maior número de mortes. Perdemos em dois anos cerca de 665 mil brasileiros e brasileiras para a COVID-19, por termos um governo negacionista, antivacina, e além de tudo, disseminador de fake news. A política de Bolsonaro e sua escória tem cheiro de morte.

Ao avesso de toda dor provocada, estamos aqui para lançar o Comitê da Saúde, que vai contribuir para organização do poder popular para reconquistarmos políticas públicas que perdemos, e ajudar a construir novos caminhos para o SUS. Nosso comitê é em defesa do povo brasileiro, do combate a todo tipo de preconceito, pelo trabalho digno, desprecarizado, pela saúde como direito de todas e todos e pela vida.

Convocamos usuários e usuárias, trabalhadores e trabalhadoras, sanitaristas, professores e professoras, movimentos sociais, controle social, e todos os/as militantes do SUS a lutarem conosco pelo programa popular de reconstrução e transformação do Brasil. A partir de hoje estaremos juntas e juntos com nossas dores, nossa luta, e sobretudo com nossa resistente esperança, elegendo lutadores do povo, levando nossa mensagem para fora todos os espaços.

Em breve divulgaremos mais ações do Comitê Popular de Luta da Saúde

Sigam o @comitelutasaudern !

Avânia Dias de Almeida é sanitarista, trabalhadora e militante do SUS.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.