Datafolha: Lula abre 21 pontos de vantagem e pode vencer no 1º turno; Fábio Faria ironiza pesquisa
Natal, RN 29 de mar 2024

Datafolha: Lula abre 21 pontos de vantagem e pode vencer no 1º turno; Fábio Faria ironiza pesquisa

26 de maio de 2022
3min
Datafolha: Lula abre 21 pontos de vantagem e pode vencer no 1º turno; Fábio Faria ironiza pesquisa

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Divulgada na noite desta quinta-feira (26), pesquisa do Instituto Datafolha aponta vantagem de 21 pontos percentuais para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula aparece com 48% das intenções de voto no primeiro turno, contra 27% de Jair Bolsonaro na pesquisa estimulada, e, se as eleições fossem hoje, venceria no primeiro turno, já que os adversários somados chegam a 40%.

O levantamento, comemorado nas redes sociais pelo campo progressista, foi ironizado por ministros do presidente Jair Bolsonaro. Em seu perfil oficial no Twitter, o titular da pasta das Comunicações abriu uma enquete em que questiona: “Em qual desses 4 vocês acreditam?” e apresentou as opções “Papai Noel”, “duendes”, “Pinóquio” e “Datafolha”. O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, responde “Papai Noel”. Até o fechamento dessa matéria, 71% dos mais de 102 mil votos disseram confiar no instituto de pesquisa.

Os internautas não pouparam críticas à postura do ministro potiguar e resgataram postagem em que Fábio Faria comemora pesquisa Datafolha sobre crescimento da avaliação positiva do mandato de Bolsonaro, em agosto de 2020.

O DataFolha acertou a eleição do Bolsonaro em 2018. Melhor começar a ficar desesperado...”, afirmava um dos comentários à postagem do ministro. "Quando o DataFolha traz dados favoráveis a Bolsonaro: EXCELENTE! Quando o DataFolha traz dados favoráveis a Lula: FAKE NEWS! Vocês não cansam de passar vergonha”, dizia outro.

Pesquisa

Depois de Lula, Bolsonaro e Ciro, seguem-se dez pré-candidatos com desempenho “pífio’, segundo o Datafolha: André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) – a aposta atual da chamada terceira via –, com 2%. Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) têm 1%. Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuam.

A pesquisa foi feita com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, nesta quarta (25) e quinta-feira (26). Foi registrada registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05166/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.