“Fendas”, rodado no RN e do mesmo diretor de Sideral, estreia nesta segunda (9) no Canal Brasil
Natal, RN 24 de abr 2024

"Fendas", rodado no RN e do mesmo diretor de Sideral, estreia nesta segunda (9) no Canal Brasil

9 de maio de 2022
3min

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

"Fendas", o primeiro longa-metragem de Carlos Segundo (mesmo diretor do curta Sideral), chega com exclusividade ao Canal Brasil na segunda, dia 9, às 18h30. O longa acompanha a história de Catarina, uma pesquisadora do campo da física quântica que trabalha com espaços sonoros na imagem.

O filme é uma coprodução entre Casa da Praia Filmes, Aun Filmes, O sopro do tempo e Les Valseurs.

Ao mergulhar nessas imagens, Catarina descobre um novo tipo de espectro sonoro, passa a ouvir sons a partir da luz das imagens e abre acesso para outra linha temporal. O filme, gravado inteiramente no Rio Grande do Norte, estreou no Festival Internacional de Cinema de Marselha, na França, em 2019.

Em 2020, falando sobre o filme, Carlos Segundo disse que a personagem Catarina "está buscando algo que ela não sabe o que é" e que quem espera ver um filme que conte uma história de uma personagem fica meio decepcionado com o Fendas, "porque na verdade é um filme para dentro, e não para fora".

Ele explica que o movimento que a personagem faz no trabalho com a imagem é o movimento que ela faz na própria vida. "Então é um filme muito mais cerebral do que corporal".

Carlos Segundo fez história em Cannes e em Festival da França

Carlos Segundo é o diretor do curta-metragem Sideral que, depois da indicação à palma de ouro no Festival de Cannes, venceu o prêmio Canal Plus no 44° Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, na França, a mais renomada competição de curtas do mundo.

Sideral foi filmado e produzido no Rio Grande do Norte e fez história como o primeiro filme potiguar à concorrer à Palma de Ouro no festival de cinema mais prestigiado do mundo.

Rodado nas cidades de Natal, Parnamirim e Ceará-mirim, o curta-metragem é uma ficção científica, ou como disse o diretor em entrevista do ao canal Curta!, um drama tragicômico que narra o lançamento do primeiro foguete tripulado brasileiro na Base Aérea de Natal no Rio Grande do Norte.

A história gira em torno do modo como uma família simples é atravessada pelo acontecimento em sua cidade. Trata-se de um filme com estética preto e branco que representa os opostos das forças feminino e masculino do casal que é protagonista da história, além de dar uma noção de não-tempo que foi intencional na criação narrativa visual da obra.

Sideral é uma coprodução internacional entre as empresas brasileiras Casa da Praia Filmes e O Sopro do Tempo e a francesa Les Valseurs, repetindo a parceria de outro trabalho dirigido por Carlos Segundo, o longa Fendas, lançado em 2019 no FID Marseille, com previsão de estreia comercial na França no final de julho de 2021.

Embora não tenha levado o prêmio especial do júri em Cannes, parte da equipe de Sideral, que esteve no festival, se emocionou com a receptividade do público. Após a exibição para a plateia francesa, o filme potiguar foi aplaudido de pé.

Fendas - ficha técnica
Fendas (2019) (79’)
Horário: segunda, 9/05, às 18h30
Classificação: 12 anos
Direção: Carlos Segundo
Sinopse: Catarina é uma pesquisadora de física quântica. Ela estuda os espaços sonoros escondidos nas variações de luz. Ela descobre um novo espectro de som, que abre acesso para outra linha temporal.

Veja trailer

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.