Historiador e youtuber Jones Manoel participa de evento sobre educação, trabalho e democracia em Natal
Natal, RN 19 de abr 2024

Historiador e youtuber Jones Manoel participa de evento sobre educação, trabalho e democracia em Natal

3 de maio de 2022
4min
Historiador e youtuber Jones Manoel participa de evento sobre educação, trabalho e democracia em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) Seção Natal realiza nesta quarta-feira (4) a palestra "Educação, trabalho e democracia no Brasil", em celebração ao Dia Internacional do/a Trabalhador/a.

O evento será às 15h, no Miniauditório do IFRN Campus Natal-Central e terá participação do biólogo, pedagogo, professor e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher; o professor de História, escritor, militante e educador popular Jones Manoel; e a servidora pública e militante do Movimento Luta de Bairros (MLB) e do Movimento de Mulheres Olga Benário, Samara Martins.

A atividade será mediada pelo professor do IFRN Leonardo Guirmarães, coordenador da pasta de Formação Política do Sindicato.

Para se inscrever, o servidor deve preencher o formulário disponível no link: https://forms.gle/4WxvEm4YD33bQmsLA O Sindicato concederá certificado aos participantes.

Palestrantes

O professor Roberto Leher é um biólogo, pedagogo, professor e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ em 1984, o professor tem mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Leher é professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ e servidor da instituição desde 1988.

De 1997 a 1999, foi presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFRJ (Adufrj-Ssind) e, de 2000 a 2002, do Andes-SN, sindicato nacional dos docentes das instituições de ensino superior. Foi eleito em 7 de maio de 2015 como reitor da UFRJ, tomando posse do cargo em 3 de julho do mesmo ano, sendo assim o 28º reitor da instituição. Recebeu em 2014 a medalha Pedro Ernesto, como homenagem ao seu trabalho como educador.

Jones Manoel é um historiador, marxista, youtuber, professor de História, comunicador popular, escritor, e militante, conhecido pelo seu canal no YouTube denominado Jones Manoel. É graduado em licenciatura em história pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Serviço Social pela mesma universidade.

Nascido e criado na Favela da Borborema, em Recife, ganhou fama na internet ao falar sobre marxismo e educação popular. Aos 14 anos, trabalhava vendendo jornais no semáforo da sua cidade. Em 2011, com 23 anos, começou a cursar história na UFPE, e iniciou, em simultâneo, a sua militância no PCB. Escreve para a Revista Opera, Blog da Boitempo, Jornal “O Poder Popular”, do PCB, assim como o seu sítio, para o Lavrapalavra, e participa no podcast Revolushow. Estreou a sua coluna em vídeo no canal do Carta Capital a 5 de agosto de 2020, onde pretende construir uma “espécie de glossário com temas fundamentais do debate político”. Entende que “um dos grandes problemas do Brasil hoje é o baixo nível do debate político” e sugere como atuação a “pedagogia política”. No dia 12 de dezembro de 2021, anunciou a sua pré-candidatura como governador do Estado de Pernambuco pelo PCB.

Samara Martins é mulher negra de luta, mãe e servidora pública – dentista do SUS/ESF. No Rio Grande do Norte, Samara ajudou a reorganizar a UESP, se formou em Odontologia pela UFRN, onde foi presidenta do Centro Acadêmico do curso. Também foi diretora da União Nacional dos Estudantes – UNE. Atualmente é vice presidenta da Unidade Popular – UP e militante do Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB e do Movimento de Mulheres Olga Benário.

Serviço | Palestra "Educação, trabalho e democracia no Brasil"
Quando: 4 de maio (quarta-feira)
Horário: 15h
Onde: Miniauditório do IFRN Campus Natal-Central

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.