Metade do eleitorado potiguar não sabe em quem votar para senador
Natal, RN 20 de abr 2024

Metade do eleitorado potiguar não sabe em quem votar para senador

10 de maio de 2022
2min
Metade do eleitorado potiguar não sabe em quem votar para senador

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A pesquisa do Instituto Brâmane divulgada pelo Blog do BG nesta terça-feira, 10, mostrou para as intenções de voto ao Senado um dado que já era possível de se perceber em pesquisas anteriores: aproximadamente metade do eleitorado potiguar não sabe em quem vai votar para senador ou não pretende votar em nenhum dos nomes até agora apresentados.

Na pesquisa divulgada nesta terça, na faixa espontânea, o ex-ministro Rogério Marinho (PL) chegou a 10,8%, seguido do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) com 9,7% das intenções de voto. Contudo, os indecisos totalizaram 61,2% enquanto 14,7% por cento responderam que pretendem votar em branco ou anular o voto. Já na faixa estimulada, os indecisos somaram 46,3% e quem pretende anular ou votar em branco 14,9%. Na média, metade do eleitorado potiguar não sabe em quem votar para o Senado.

Na pesquisa divulgada pela Band Natal/Instituto Seta em maio, 23,6% dos entrevistados na faixa estimulada responderam que pretendem votar em branco ou anular o voto, enquanto 22,8% disseram que não sabem ou não responderam. Na comparação entre as duas pesquisas, o número de indecisos quase dobrou, o que mostra a pouca empolgação do eleitor potiguar pelos pré-candidatos.

Atualmente a disputa está polarizada entre Carlos Eduardo e Rogério Marinho, mas existe a possibilidade do deputado estadual Rafael Motta (PSB) entrar na disputa. O que não se sabe é se ele entraria no lugar de Carlos, como o pré-candidato da governadora Fátima Bezerra (PT) ou se seria uma segunda pré-candidatura do grupo governista. Rafael conta com apoio do PSB nacional, aliado do PT, para viabilizar a candidatura.

Porém, não existem evidências matemáticas ou políticas de que uma candidatura Rafael Motta tiraria o eleitor da indecisão. Entre os pré-candidatos ao senado, o vereador Robério Paulino (PSOL) se coloca como o único progressista, denominando Carlos e Rogério de serem candidatos so sistema político, mas também não empolga o eleitor conseguindo números entre 2% e 3,8%.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.