Pesquisa Item: Fátima lidera com folga; Styvenson e Fábio Dantas estão empatados
Natal, RN 20 de abr 2024

Pesquisa Item: Fátima lidera com folga; Styvenson e Fábio Dantas estão empatados

23 de maio de 2022
2min
Pesquisa Item: Fátima lidera com folga; Styvenson e Fábio Dantas estão empatados

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Instituto Item divulgou nesta segunda-feira, 23, sua primeira pesquisa eleitoral pública para as eleições de 2022, aferindo intenção de voto para o Governo do Estado. Segundo a pesquisa, a governadora Fátima Bezerra (PT) continua liderando com folga, somando 33,8% na faixa estimulada, aquela na qual o entrevistado recebe uma lista de nomes com os pré-candidatos. Com empate técnico, vem sem seguida o ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade) com 14,8% e o senador Styvenson Valentim (Podemos) somando 14,4%.

Em seguida, bem abaixo, vem Clorisa Linhares (BR 31) com 1,9%, Haroldo Azevedo (do Patriota, que foi incluído na pesquisa, mas desistiu da candidatura na sexta-feira, 20) somando 1,6% e Daniel Morais (PSOL) 1,1%. Indecisos, brancos e nulos perfazem um total de 32,4%. Rosália Fernandes do PSTU não foi citada nos questionários aplicados, segundo o Item.

A soma dos demais candidatos é exatamente igual ao índice atingido por Fátima Bezerra, o que, levado em consideração a margem de erro, não permite avaliar se Fátima vence no primeiro turno ou não.

A pesquisa também avaliou os índices de rejeição dos pré-candidatos. Fátima Bezerra atingiu 19,4%; Styvenson somou 13,0% enquanto Fábio Dantas ficou com 7,0%. Clorisa Linhares teve 5,4% de rejeição, Daniel Morais 4,2% e Haroldo Azevedo 4,2% Indecisos, brancos e nulos em relação á rejeição, 46,8%.

O instituto ouviu 1.600 pessoas entre os dias 12 e 15 de maio e a pesquisa está registrada no Tribunal Eleitoral sob número RN 09111/2022. O erro amostral é de  2,5% para mais ou para menos e a margem de confiabilidade de 95,0%.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.