Saiba Mais é destaque em reportagem do Centro Knight de Jornalismo sobre o novo jornalismo do Nordeste
Natal, RN 25 de abr 2024

Saiba Mais é destaque em reportagem do Centro Knight de Jornalismo sobre o novo jornalismo do Nordeste

12 de maio de 2022
2min
Saiba Mais é destaque em reportagem do Centro Knight de Jornalismo sobre o novo jornalismo do Nordeste

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Agência Saiba Mais foi destaque em reportagem publicada no Centro Knight de Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin. O texto com o título "O novo, impactante e frágil jornalismo do Nordeste do Brasil" faz um apanhado do apagão de notícias na região Nordeste do Brasil e apontou novos núcleos de produção jornalística como importantes pontos de luz.

A reportagem lembra que o jornalismo da região sofre duplamente com a falta de recursos e a reduzida visibilidade nacional, mas que mesmo as limitações econômicas, "iniciativas jornalísticas independentes se multiplicam nos nove estados do Nordeste e são capazes de produzir impacto mesmo com recursos restritos".

Pelo mais recente Atlas da Notícia, 62,4% dos municípios do Nordeste ainda são desertos de notícias -- é o segundo maior percentual do Brasil. São considerados desertos de notícias cidades onde não há nenhum veículo jornalístico sequer.

E a Agência Saiba Mais é apresentada com importância destacada porque o RN é o estado que tem 82% dos seus municípios classificados como desertos de notícias, o segundo maior percentual do Brasil.

Além da Agência Saiba Mais, a reportagem do Centro Knight de Jornalismo destaca a Retruco, de Pernambuco; a Agência Tatu, de Alagoas; a Paraíba Feminina, na Paraíba; e a Agência Tambor, Maranhão.

O que é o Centro Knight de Jornalismo?

Desde 2002, o Centro Knight de Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin lidera programas de extensão universitária e treinamento para jornalistas da América Latina e do Caribe. Ajuda jornalistas independentes no Hemisfério Ocidental a criar uma nova geração de associações e outras organizações para elevar os padrões do jornalismo em seus países.

Os programas de treinamento beneficiaram milhares de jornalistas, professores e estudantes de jornalismo nas Américas e além. Desde 2012, o Journalism Courses, o programa de ensino à distância do Centro, oferece cursos online massivos e abertos (MOOCs, na sigla em inglês) que atraem jornalistas de todo o mundo.

Leia aqui a reportagem completa do Centro Knight de Jornalismo !

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.