SGA: Eraldo Paiva fala sobre os desafios da continuidade de uma gestão bem avaliada e as eleições de 2022
Natal, RN 19 de abr 2024

SGA: Eraldo Paiva fala sobre os desafios da continuidade de uma gestão bem avaliada e as eleições de 2022

29 de maio de 2022
6min
SGA: Eraldo Paiva fala sobre os desafios da continuidade de uma gestão bem avaliada e as eleições de 2022

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Natural de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Daniel de Paiva (PT) tem um currículo de contribuição política importante no quarto município mais populoso do Rio Grande do Norte. Aos 45 anos, foi vereador da cidade por duas vezes (2009 a 2016), e eleito vice-prefeito por dois mandatos consecutivos.

No último dia 10 de maio, Eraldo Paiva tomou posse como prefeito de uma das cidades mais importantes da região metropolitana num ato de formalidade, sem festividade. Ele assume após a morte do prefeito Paulo Emídio de Medeiros, vítima de um linfoma não Hodgkin (LNH). Paulinho, como era conhecido, e Eraldo eram aliados políticos e foram reeleitos em 1º turno com quase 60% dos votos.

Fomos desafiados a enfrentar essa situação difícil para darmos continuidade à uma gestão de sucesso, bem avaliada pela maioria da nossa população”, avalia Eraldo Paiva.

Em entrevista à Agência Saiba Mais, Eraldo falou sobre os desafios na gestão nos próximos mais de dois anos que tem de mandato. “Haverá pequenas mudanças nesse primeiro momento”, disse ao se referir ao secretariado.

Mesmo se tratando de uma gestão de continuidade, Eraldo tem prioridades para as ações e projetos em andamento. “A cidade de São Gonçalo do Amarante tem uma tradição na área cultural. Então, nós vamos investir nas ações de cultura. O foco do governo nosso será cuidar do povo de São Gonçalo do Amarante e, nesse sentido, com ações muito fortes no tocante à educação, por exemplo, porque a prioridade do nosso governo será com o desenvolvimento da pessoa humana”, afirmou.

Outra área que deve merecer a atenção do novo prefeito é a segurança pública. São Gonçalo do Amarante foi uma das 10 cidades mais violentas do país ao longo do ano de 2020, de acordo com dados do Anuário da Segurança Pública 2021. Embora os municípios não tenham atribuição específica de atuarem na área, confere ao poder executivo municipal a formação de guardas civis para proteger os seus bens, serviços e instalações.

Esse é um dos principais desafios a serem enfrentados pelo nosso governo, a questão da violência. Vamos enfrentar, porque essa é uma ação coletiva do governo do estado, do governo federal e da sociedade, e nós estaremos nessa batalha”, assegurou Eraldo.

Ele falou também em potencializar o turismo no município que abriga um terminal aéreo que opera voos nacionais e internacionais, portanto é a porta de entrada do Rio Grande do Norte para o Brasil e para o mundo. “O aeroporto é um dos principais indutores do desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte e nós temos tido uma ação proativa no tocante à infraestrutura do aeroporto. Quando ainda estava como vereador, aprovamos na Câmara o plano diretor com um capítulo específico do aeroporto para gente conseguir trazer esse benefício da melhor forma possível para a cidade”, pontuou.

Segundo Eraldo, a prefeitura está desenvolvendo “um trabalho muito forte, inclusive com um parque empresarial que iremos construir. Nos próximos anos chegarão as primeiras indústrias para nossa cidade”.

Filho de pais agricultores, Teodósio Henrique de Paiva e Maria Ester de Paiva, Eraldo destacou também o papel da agricultura. “São Gonçalo já foi um dos principais polos produtores de hortaliças do Rio Grande do Norte. Temos um vasto vale na região do Potengi e São Gonçalo tem essa tradição”, disse.

Mas falou sobre as mudanças que o município que integra uma região metropolitana tem experimentado nos últimos anos. “A cidade se transformou e está deixando de ser uma cidade rural para se tornar uma cidade urbana, que tem também um grande potencial na área de serviços e da indústria. Portanto, queremos fazer um projeto ousado tanto de agricultura urbana como para voltarmos a ser celeiro na agricultura familiar do Rio Grande do Norte”.

Eleições 2022

Falando em eleições, Eraldo afirmou que o projeto político do PT de São Gonçalo do Amarante para 2022, assim como “todo o Partido dos Trabalhadores no Brasil, é trabalhar a campanha do presidente Lula. Isso é prioridade para nós, assim como, em nível local, a reeleição da nossa governadora Fátima. E nós, com certeza, iremos dar nossa contribuição para o PT do RN”.

Para Eraldo, os governos do PT no plano federal deixaram marcas no país, como o combate à fome, além de ações e obras que permanecem ainda no município. “O PT contribuiu muito para a cidade de São Gonçalo do Amarante. Aqui temos vários legados na área de moradia, de educação, o próprio aeroporto internacional, que são indutores do desenvolvimento”, ressaltou.

Na disputa para o senado, Eraldo disse que irá “apoiar o candidato que o Partido definir”. Neste domingo (29), o PT reúne 240 delegados de Natal e do interior do Rio Grande do Norte a fim de aprovar e anunciar a chapa majoritária e as chapas proporcionais que disputarão as eleições em 2 de outubro. Os nomes aprovados no “encontro de estratégia eleitoral” ainda precisarão ser referendados na convenção partidária, marcadas para o início de agosto.

A expectativa é de que sejam homologadas a chapa majoritária encabeçada pela governadora Fátima Bezerra (PT), tendo como vice o deputado federal Walter Alves (MDB), além do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, para senador da República. A aliança foi costurada pelo ex-presidente Lula, pré-candidato à presidência da República. Mas o deputado federal Rafael Motta (PSB) anunciou sua pré-candidatura ao Senado e tem buscado viabilizar o apoio de Fátima e da militância do PT no RN.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.