CIDADANIA

Morre Hannah Safieh, o digno, humano e resistente palestino que viveu no RN

Foto: Elisa Elsie - AssecomRN

Digno, humano e resistente. Os três adjetivos foram escritos nesta sexta-feira (18) em várias mensagens de potiguares quando noticiaram e lamentaram nas redes sociais a morte de Hannah Safieh. Ele nasceu na Palestina mas há muitas décadas vivia em Natal/RN, onde morreu aos 79 anos.

No RN fez carreira profissional como empresário, professor do Departamento de Química da UFRN e Diretor Técnico-Comercial da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), cargo que ocupou por 15 anos. Mas seu legado, como lembraram amigos e admiradores, vai muito além dos passos que deu na carreira profissional. Hanna participou da Organização para Libertação da Palestina (OLP) e dedicou a vida para lutar pelo território de seu povo.

Foto: arquivo Tribuna do Norte
Foto: arquivo Tribuna do Norte

Em 2013, recebeu da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte o título de cidadão potiguar. A governadora Fátima Bezerra lamentou a morte do amigo, “grande professor, militante da causa palestina, inspirou a tantos” e lembrou que “nos tempos difíceis, foi o primeiro empresário no RN, junto com sua companheira prof. Jacira, a abrir as portas de sua casa pra acolher Lula”. Fátima postou no twitter uma foto que mostra o encontro do ex-presidente Lula com Hanna em 2021, no RN. “Ao longo de toda sua trajetória deu demonstrações de lealdade, coerência e companheirismo”, completou a governadora.

A deputada federal Natália Bonavides lembrou que Hanna foi um dos fundadores do PT no RN e que ele “Lutou a vida inteira pelo direito do seu povo de ter seu território de volta”.

A deputada federal e ex-ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, também se pronunciou sobre o amigo: “Um lutador pela democracia reconhecido por nós em todo o Brasil”, disse.

Segundo informações divulgadas pela Codern, o velório de Hannah Safieh ocorrerá no Cemitério Morada da Paz, em Emaús, a partir das 8h deste domingo (19) e o sepultamento será às 16h.

Veja depoimentos sobre a morte de Hannah Safieh:

Governadora do RN Fátima Bezerra:

Deputada federal Natália Bonavides:

Ex-ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário:

Senador Jean Paul Prates (PT/RN)

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo