Digno, humano e resistente. Os três adjetivos foram escritos nesta sexta-feira (18) em várias mensagens de potiguares quando noticiaram e lamentaram nas redes sociais a morte de Hannah Safieh. Ele nasceu na Palestina mas há muitas décadas vivia em Natal/RN, onde morreu aos 79 anos.
No RN fez carreira profissional como empresário, professor do Departamento de Química da UFRN e Diretor Técnico-Comercial da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), cargo que ocupou por 15 anos. Mas seu legado, como lembraram amigos e admiradores, vai muito além dos passos que deu na carreira profissional. Hanna participou da Organização para Libertação da Palestina (OLP) e dedicou a vida para lutar pelo território de seu povo.



Em 2013, recebeu da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte o título de cidadão potiguar. A governadora Fátima Bezerra lamentou a morte do amigo, “grande professor, militante da causa palestina, inspirou a tantos” e lembrou que “nos tempos difíceis, foi o primeiro empresário no RN, junto com sua companheira prof. Jacira, a abrir as portas de sua casa pra acolher Lula”. Fátima postou no twitter uma foto que mostra o encontro do ex-presidente Lula com Hanna em 2021, no RN. “Ao longo de toda sua trajetória deu demonstrações de lealdade, coerência e companheirismo”, completou a governadora.
A deputada federal Natália Bonavides lembrou que Hanna foi um dos fundadores do PT no RN e que ele “Lutou a vida inteira pelo direito do seu povo de ter seu território de volta”.
A deputada federal e ex-ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, também se pronunciou sobre o amigo: “Um lutador pela democracia reconhecido por nós em todo o Brasil”, disse.
Segundo informações divulgadas pela Codern, o velório de Hannah Safieh ocorrerá no Cemitério Morada da Paz, em Emaús, a partir das 8h deste domingo (19) e o sepultamento será às 16h.
Veja depoimentos sobre a morte de Hannah Safieh:
Governadora do RN Fátima Bezerra:
Que perda imensa com a partida do amigo querido Hanna Safieh. Grande professor, militante da causa palestina, inspirou a tantos. Nos tempos difíceis, foi o primeiro empresário no RN, junto com sua companheira prof. Jacira, a abrir as portas de sua casa pra acolher Lula e…
— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) June 18, 2022
Deputada federal Natália Bonavides:
Que tristeza receber a notícia do falecimento do companheiro Hanna Safieh, um dos fundadores do PT/RN e dirigente do partido por muitos anos. Natural da Palestina, Hanna morava há muitos anos em Natal, era professor aposentado da UFRN +
— Natália Bonavides (@natbonavides) June 18, 2022
Ex-ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário:
Transmita minha solidariedade e abraço a família de Hanna, aos Compas e PT/RN , querida @natbonavides . Um lutador pela democracia reconhecido por nós em todo o Br. @fatimabezerra . https://t.co/HIkztQtp1c
— Maria do Rosário (@mariadorosario) June 18, 2022
Senador Jean Paul Prates (PT/RN)
É com imenso pesar que recebo a notícia que nosso companheiro histórico, Hanna Safieh, nos deixou. Hanna sempre nos acompanhava nas reuniões do Grupo Parlamentar Brasil-Países Árabes enquanto grande conhecedor da história palestina e, sobretudo, como cidadão e defensor do país. pic.twitter.com/jBPXY8o74J
— Senador Jean (@senadorjean) June 18, 2022