À espera de 4ª onda, Sesap vai reabrir leitos para pacientes com covid-19 no RN
Natal, RN 25 de abr 2024

À espera de 4ª onda, Sesap vai reabrir leitos para pacientes com covid-19 no RN

14 de junho de 2022
4min
À espera de 4ª onda, Sesap vai reabrir leitos para pacientes com covid-19 no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com base no aumento de casos de covid-19 em outros estados e nos hospitais da rede privada do Rio Grande do Norte nas últimas semanas, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) decidiu reabrir alguns leitos covid-19 que haviam sido fechados por causa do arrefecimento da doença.

Por enquanto, ainda está sendo avaliada a quantidade de leitos que serão retomados, mas a Secretaria já definiu que as unidades reabertas ficarão nos hospitais de referência localizados na região metropolitana de Natal e na região Oeste. De acordo com Lyane Ramalho, secretária adjunta da Sesap, é esperada uma 4ª onda da doença.

"Assim como foi nas outras ondas, temos monitorado diariamente aqui no estado todas as regiões de saúde e, principalmente, os serviços privados, porque nas outras ondas esse aumento começou pelas urgências dos serviços privados. Recomendamos que a população reforce o uso da máscara porque nesses próximos 20 dias realmente esperamos um aumento do número de casos", aconselhou Lyane Ramalho.

No auge da pandemia, o RN chegou a ter 440 leitos críticos (semi-intensivos e UTI’s). Mas, atualmente, a Secretaria tem um total de 60 unidades, sendo que 28 já estão ocupadas com pacientes com covid-19. Outros 14 leitos estão disponíveis, 7 estão ocupados por pacientes com outras doenças e 8 estão bloqueados. Dos hospitais com leitos covid, três estão com lotação máxima. É o caso do Giselda Trigueiro (17UTI’s) e do Hospital dos Pescadores (3 leitos semi-intensivos), em Natal, e do Wilson Rosado (3 UTI’s), em Mossoró.

No momento a média geral de ocupação de leitos críticos é de 57% em todo o Estado, sobe para 60% na região metropolitana de Natal e baixa para 44% na região Oeste. Há cinco pacientes aguardando internação em todo o Rio Grande do Norte e 14 vagas disponíveis. Todos os pacientes estão localizados na região metropolitana de Natal, onde ficam 12 dos leitos em aberto, os outros dois leitos estão no interior. Os dados foram retirados da plataforma Regula RN.

Depois de um período de certa estabilidade, em janeiro o número de solicitações de leitos críticos teve um pico de 82 pedidos de média móvel, que é a média dos últimos 15 dias, voltando a baixar novamente na sequência. Até esta segunda (13), a média móvel era de 16 solicitações diárias.

Nos últimos 15 dias, o Rio Grande do Norte teve mais 5.325 novos casos de covid-19 registrados. As notificações passaram de 506.376 até o dia 30 maio, para 511.701 até ontem. Desde o início da pandemia, 8.202 morreram em todo o RN em decorrência da doença. Tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura de Natal publicaram decretos recomendando a volta do uso de máscara, principalmente em ambientes fechados e no transporte público.

Lyane Ramalho, secretária adjunta da Sesap
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.