Casos de covid confirmados no RN com autotestes precisam ser comunicados ao Estado
Natal, RN 29 de mar 2024

Casos de covid confirmados no RN com autotestes precisam ser comunicados ao Estado

21 de junho de 2022
2min
Casos de covid confirmados no RN com autotestes precisam ser comunicados ao Estado

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Desde o início do ano, a população brasileira pode realizar o autoteste para covid-19. Mas a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte alerta sobre a necessidade de notificar os casos, por meio da plataforma “Notifica RN”.

O registro de casos, sejam positivos ou negativos, deve ser feito de forma imediata (em até 24h) através do sistema de informação disponível na plataforma (https://notificarn.saude.rn.gov.br/Publico-Auto-Teste), mantendo a Sesap informada sobre a situação epidemiológica do estado e com condições de traçar as estratégias corretas para o enfrentamento da doença.

"A Sesap desenvolveu uma série de estratégias para garantir a notificação de todos os exames realizados tanto nas redes assistenciais, nos serviços de saúde ou o autoexame que é comprado em farmácia. Para isso disponibilizamos, de forma pioneira no Brasil, a plataforma Notifica RN. Ela é intuitiva, para que o cidadão possa fazer o registro do resultado para Covid-19 e assim seja possível ter a clareza e os dados mais precisos com relação ao adoecimento aqui no Rio Grande do Norte", explica a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima.

O órgão de saúde lembra ainda que após utilizado, o material do exame deve ser descartado em local adequado conforme as normas sanitárias. É importante ressaltar que todas as informações são sigilosas e inseridas no sistema automaticamente.

"Quanto mais testes positivos, maior o número e o impacto na rede assistencial. Por isso é fundamental ter o registro desses testes e assim garantir o mapeamento e as ações efetivas e oportunas para as demandas que possam vir para o nosso Estado", complementa Lima.

Caso seja positivo, o paciente deve permanecer em isolamento por dez dias, a contar do início dos sintomas e seus contatos domiciliares. É fundamental realizar atendimento clínico imediato, além de monitorado pela vigilância epidemiológica e atenção primária à saúde, prioritariamente.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.