Com iminente redução de ICMS para combustíveis fósseis, Senado aprova PEC que altera taxas de biocombustíveis
Natal, RN 25 de abr 2024

Com iminente redução de ICMS para combustíveis fósseis, Senado aprova PEC que altera taxas de biocombustíveis

14 de junho de 2022
3min
Com iminente redução de ICMS para combustíveis fósseis, Senado aprova PEC que altera taxas de biocombustíveis

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Senado aprovou na terça-feira (14) a emenda à Constituição (PEC 15/2022) que tem o objetivo de baratear o custo dos biocombustíveis para evitar perda de competitividade frente aos combustíveis fósseis. Por acordo de líderes, o texto foi aprovado por unanimidade em dois turnos de votação e seguiu para a Câmara.

A intenção é impedir que etanol e biodiesel (combustíveis renováveis) fiquem mais caros que gasolina e óleo diesel (poluentes e não renováveis). Isso poderia ocorrer após a aprovação do PLP 18/2022, projeto aprovado na segunda (13) pelo Senado que, sob pretexto de baixar preço dos derivados de petróleo, retira dinheiro do ICMS estadual que garante saúde, educação e segurança à população.

De iniciativa do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), a PEC 15/2022 prevê a criação de "um regime fiscal favorecido para os biocombustíveis", o que será definido em uma lei complementar a ser aprovada pelo Congresso Nacional. De acordo com a PEC, as alíquotas sobre fontes renováveis devem ser menores do que as previstas para os combustíveis fósseis. O senador destacou que o texto "não inova, apenas mantém os benefícios existentes" para os combustíveis limpos.

O líder da Minoria, senador Jean Paul Prates (PT-RN), explicou que a medida é importante para equilibrar o mercado e impedir que prejuízos para a energia limpa, uma vez que o Senado aprovou, com o PLP 18, a redução das alíquotas de ICMS “forçosamente e inconstitucionalmente para combustíveis fósseis” e, agora, é fundamental baixar também para os não fósseis.

Jean Paul ressaltou também a diferença pelo fato de ser uma PEC: “Essa emenda coloca em definitivo na Constituição esse diferencial de manter um regime fiscal favorecido para biocombustíveis a fim de assegurar tributação inferior à incidente sobre combustíveis fósseis. Com ela, estamos abraçando o favorecimento explícito aos combustíveis limpos”.

Jean Paul disse ainda que a PEC “é condizente com o papel do Brasil de líder global que já somos de transição energética, e temos o peso da responsabilidade de levar a outras Nações conceitos que abraçamos ao longo de décadas”.

O senador reforçou que o PT condena a venda do controle da Eletrobras e discussões sobre venda de controle da Petrobras. “Foram essas duas empresas que nos levaram a essa condição de líderes de transição energética nesse momento".

Fontes: Agência Senado e PT no Senado

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.