Deputada e advogada do PT cobram punição de parlamentar bolsonarista que sugeriu “tratamento psiquiátrico” à comunidade LGBTQIA+ no RN
Natal, RN 23 de abr 2024

Deputada e advogada do PT cobram punição de parlamentar bolsonarista que sugeriu “tratamento psiquiátrico” à comunidade LGBTQIA+ no RN

24 de junho de 2022
3min
Deputada e advogada do PT cobram punição de parlamentar bolsonarista que sugeriu “tratamento psiquiátrico” à comunidade LGBTQIA+ no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) e a coordenadora do setorial de Direitos Humanos do PT Rayane Andrade estão cobrando punição ao deputado Michael Diniz (PSC) em razão do discurso de ódio contra a comunidade LGBTQIA+ proferido por ele em 22 de junho, durante sessão pública da Assembleia Legislativa.

Diniz afirmou “desprezar” homossexuais e disse acreditar que “esse povo precisa de um tratamento psiquiatra (sic) urgente” .

Em requerimento enviado à Mesa Diretora da ALRN, a líder do PT na Casa e pré-candidata à reeleição Isolda Dantas cita que a conduta do colega é passível de perda de mandato.

- Envio este requerimento à Mesa para que ofereça, na forma do art. 331, do Regimento Interno, representação à Comissão de Constituição, Justiça e Redação, em desfavor do citado Deputado, em razão de sua conduta punível com a perda do mandato parlamentar”, diz o texto da parlamentar do PT.

Isolda Dantas cobra punição até da perda do mandato para o colega / foto: divulgação

Pré-candidata a deputada estadual, a advogada Rayane Andrade acionou o Ministério Público Estadual via representação contra Diniz por crime de LGBTfobia. Ela pede que o órgão de controle tome as devidas providências e responsabilize o deputado por “condutas ilicitamente discriminatórias”.

- Em junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal decidiu que, até que o Congresso Nacional aprove uma lei específica, as condutas homofóbicas e transfóbicas são igualadas aos crimes de racismo", lembrou.

Rayane Andrade é coordenadora do setorial de Direitos Humanos do PT e acionou MP contra deputado bolsonarista / foto: divulgação

Libertinagem

Michael Diniz tomou posse como deputado estadual após licença por motivo de saúde e pré-campanha de Kelps Lima (Solidariedade). O parlamentar se assumiu como soldado de Bolsonaro e atacou a comunidade LGBTQIA+:

- Eu sinceramente não entendo esse povo. Pedem respeito e desrespeitam a fé alheia. Buscam fazer uma lacração de forma absurda. Não têm o menor senso ético e moral. É uma libertinagem extremamente acentuada. Querem corromper as crianças, sensualizar, querem queimar a bíblia, como já fizeram. Colocar crucifixo onde não deviam... E, sinceramente, eu acredito que esse povo precisa de um tratamento 'psiquiatra' (sic) urgente”.

Diniz é filho do ex-vereador por Parnamirim Manuel Diniz, que acumulou quatro mandatos e em 2021 foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado a devolver R$ 62.369,72 à Câmara Municipal por mau uso ou falta de prestação de contas de dinheiro público.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.