CIDADANIA

Dia C: cooperativas oferecem serviços básicos à população em Natal

O Dia Internacional do Cooperativismo, primeiro sábado de julho, será comemorado em Natal no dia 2, com o Dia de Cooperar (Dia C). Das 8h às 12h, a comunidade poderá desfrutar de uma série de serviços e atrações culturais gratuitas, na sede da ONG Atitude Cooperação, bairro Felipe Camarão.

Médicos, enfermeiros, odontólogos e especialistas em finanças vão oferecer atendimentos gratuitos de forma voluntária. Haverá vacinação, música por conta dos grupos de estudantes da ONG e recreação infantil.

Qualquer pessoa pode se voluntariar, buscando algum parceiro da ação. São eles: Unimed Natal, Coopern Enfermagem, Uniodonto RN, Sicoob Potiguar e Sicoob Rio Grande do Norte, Coopanest RN, Coopefarma e Coopservice.

O Sicoob estará presente promovendo atividades para crianças, distribuindo livros infantis e prestando orientação financeira.

De acordo com o superintendente Sistema OCERN (Organização das Cooperativas do Estado do RN), Eduardo Gatto, o objetivo é “promover e intensificar as ações voluntárias dos cooperados e empregados das cooperativas, fortalecendo o seu potencial transformador de realidades e tornando essas iniciativas numa prática continuada do Sistema cooperativista brasileiro”.

Superintendente Sistema OCERN, Eduardo Gatto | Foto: Gil Oliveira

O evento é realizado no estado desde 2011 e já esteve em município como Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Ceará-Mirim, Arez e Monte Alegre.

Gatto ressalta que fomentar o voluntariado cooperativo é “um valioso aliado para as cooperativas”. Segundo ele, a boa relação com as comunidades do entorno pode ser um diferencial competitivo para os negócios, realizando ações sociais que ainda fortalecem imagem e reputação.

“O voluntariado cooperativo se dá por meio de um conjunto de atividades realizadas a partir do ambiente cooperativo, incentivando e apoiando seus cooperados, empregados e familiares a aderir e participar de iniciativas voltadas para o desenvolvimento social e o bem-estar das pessoas”, completa.

Serviço | Dia de Cooperar (Dia C)
Data: Sábado, 2 de julho;
Horário: Das 8h às 12h;
Local: ONG Atitude Cooperação – Av. Capitão-Mor Gouveia, 436 – Felipe Camarão, Natal – RN.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Isabela Santos é jornalista e repórter da agência Saiba Mais