Documentarista potiguar tem série sobre cinema exibida em rede nacional
Natal, RN 24 de abr 2024

Documentarista potiguar tem série sobre cinema exibida em rede nacional

5 de junho de 2022
3min
Documentarista potiguar tem série sobre cinema exibida em rede nacional

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Num país onde ter o básico é tão difícil, o que leva cineastas, produtores e artistas a apostar no cinema independente? O questionamento é o ponta pé inicial que dá corpo à série documental ''Onde está o cinema brasileiro?'', que estreou no dia 1º de junho, no canal Prime Box Brazil.

A série tem oito episódios de 28 minutos, todos dirigidos e roteirizados pela documentarista potiguar, Dênia Cruz, que percorreu durante um ano parte do circuito de festivais de cinema independente brasileiro, apresentando um panorama da produção audiovisual nacional, de filmes documentais e ficcionais de curtas e longas metragens. A ideia veio depois da participação em um festival internacional na Cracóvia, na Polônia.

Imagem: reprodução

Em 2013, participamos do OFF Câmera, um festival independente realizado na Cracóvia, Polônia, a partir de uma premiação que recebemos do Festival de Baía Formosa. Lá, acabamos fazendo um filme com essa pegada de conversar com realizadores para saber como era fazer cinema independente no país deles e quando voltei para o Brasil fiquei com essa inquietude aqui também”, conta Dênia Cruz.

A cada quarta-feira, sempre às 21h, um episódio de ''Onde está o cinema brasileiro?'' será liberado no canal Prime Box Brazil, que financiou o projeto. A ideia original era percorrer todo o país, mas por falta de recursos, foi acertada a realização de uma primeira temporada percorrendo o Nordeste.

O projeto teve um ano de produção, de novembro de 2018 a novembro de 2019. Nós percorremos festivais de cinema independente no nordeste pra encontrar esse cinema que a gente só vê em festival, esse realizador que teve seu filme selecionado, seja ele longa ou curta, e que a gente sabe que não chega nas salas de cinema. Queria ouvir desses realizadores como era a complexidade pra fazer esse cinema. Se era com recurso, sem recurso, para iniciantes, para gente que já tem nome? Conversamos com pessoas desde um Walter Carvalho, Rosemberg Cariry, Susanna Lira, Betse de Paula e Marcélia Cartaxo à pessoas que estão saindo da faculdade. Também teve diversidade de territórios e pluralidade de espaços onde acontecem esses festivais. A série traz mais questões do que respostas e a intenção é de deixar o espectador também refletindo: onde está o cinema brasileiro?”, detalha Dênia.

Também concederam entrevista para a série outros grandes nomes do cinema independente, como Aly Muritiba, Cristiano Burlan, Di Moretti e o pesquisador Jean-Claude Bernadet. Na primeira temporada da série, o foco da produção foi direcionado aos festivais de cinema das cidades de São Miguel do Gostoso (RN), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Triunfo (PE), São Luiz (MA), Taquaritinga do Norte (PE), Penedo (AL) e Natal (RN). Os episódios da série também serão disponibilizados no streaming do canal Box Brazil Play.

Confira um teaser da série:

https://www.instagram.com/reel/CeBnT-zLTrh/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.