Em Natal, Lula vai reunir os nove governadores do Nordeste para discutir o aumento da fome
Natal, RN 25 de abr 2024

Em Natal, Lula vai reunir os nove governadores do Nordeste para discutir o aumento da fome

13 de junho de 2022
3min
Em Natal, Lula vai reunir os nove governadores do Nordeste para discutir o aumento da fome

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O aumento da fome no Brasil será o tema principal do encontro que o ex-presidente Lula terá com os nove governadores do Nordeste, durante a visita que fará a Natal (RN) na próxima quinta-feira (16). A discussão ocorre dias após a divulgação de estudo mostrando que a fome se alastrou no País e já atinge 33 milhões de brasileiros.

O triste cenário da fome no País foi revelado pela pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi, que realizou entrevistas em 12.745 domicílios de 577 municípios de todos os estados brasileiros.

Os números apontam que em 2021 o Brasil regrediu para um patamar de insegurança alimentar equivalente ao da década de 1990, ou seja, 15,5% da população no país não tem o que comer. Apenas quatro entre 10 famílias brasileiras têm acesso pleno à alimentação.

E a situação é mais grave no Nordeste e Norte do Brasil. No Norte, 25,7% das famílias passam fome e no Nordeste esse índice é de 21%. Em números absolutos, o Nordeste registra mais pessoas com fome: são 12 milhões em situação de insegurança alimentar grave.

Lula fará visita à feira de agricultura familiar e terá ato público

Além do encontro com os governadores, a agenda de Lula participa da 1ª Feira Nordestina de Agricultura Familiar, que ocorre entre 15 e 19 de junho, no Centro de Convenções, na via Costeira.

O ex-presidente chegará a Natal pela manhã – em horário não divulgado – e irá do aeroporto internacional de São Gonçalo direto para o Centro de Convenções, onde acontece a feira.

No evento, de acordo com informações repassadas pelo presidente do PT/RN Júnior Souto, o ex-presidente vai caminhar pelos estandes e, em seguida, vai almoçar com os governadores dos 9 estados nordestinos que já confirmaram presença.

Na sequência, Lula vai para a Arena das Dunas, onde está programado o grande ato político batizado “Juntos pelo RN”.

A expectativa do PT é reunir entre 10 mil e 15 mil pessoas no estacionamento da Arena das Dunas. A concentração está marcada para 15h. A entrada do público será gratuita, mas haverá detector de metais na entrada. O PT está preocupado com as questões de segurança e os limites da legislação eleitoral.

O ex-presidente Lula lidera a corrida presidencial para a presidência da República. A maioria das pesquisa apontam, inclusive, uma tendência para a vitória no primeiro turno. O último levantamento do DataFolha divulgado em 26 de maio mostra Lula a 21 pontos de diferença de Jair Bolsonaro.

SAIBA MAIS

Juntos pelo RN: vinda de Lula a Natal terá visita em feira, almoço com governadores e ato político na Arena das Dunas

No Governo Bolsonaro, fome se alastra e 33 milhões de brasileiros não têm o que comer

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.