Estudantes da UFRN lançam campanha SOS Jornalista para conscientização sobre violência social
Natal, RN 25 de abr 2024

Estudantes da UFRN lançam campanha SOS Jornalista para conscientização sobre violência social

23 de junho de 2022
3min
Estudantes da UFRN lançam campanha SOS Jornalista para conscientização sobre violência social

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Estudantes do curso de jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acabam de lançar a campanha SOS Jornalista. A ideia é fruto das discussões pertinentes à disciplina Psicologia e Comunicação Social, ministrada pelo professor Pitágoras José Bindé. A ação é uma forma de chamar a atenção dos diversos setores da sociedade para os preocupantes crimes cometidos contra jornalistas no Brasil. O principal instrumento de ação será o perfil do Instagram, no qual haverá diversos materiais informativos objetivando tornar pública essa pauta.

No Brasil, há algum tempo, está ocorrendo um aumento de discursos e práticas de ódio contra jornalistas. E por muitas vezes, essas declarações chegam às vias de fato. As causas dessa realidade são complexas e, em linhas gerais, é possível dizer que o país não se mobilizou em torno dessa prática de violência social. “A campanha é de extrema importância para conscientizar as pessoas dos casos de ataques aos jornalistas durante o exercício da profissão”, diz Gilvan Araujo de Almeida, fundador e social media do SOS Jornalista.

Em 2021 o Brasil teve recorde de casos de violência contra jornalistas, segundo o relatório Violência contra jornalistas e liberdade de imprensa no Brasil, lançado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A pesquisa aponta que foram 430 episódios, dois a mais do que os registrados em 2020. Segundo a Fenaj, o ano de 2021 representou um recorde na série histórica dos registros iniciados na década de 1990. O relatório demonstra um aumento gradual dos casos de violência, um fato preocupante para os profissionais da área da comunicação.

“A campanha surgiu de uma proposta da disciplina de Psicologia Social e Comunicação. Com o tema em mãos, resolvemos pensar numa maneira de a informação chegar rapidamente e ser acessível, por isso utilizamos as redes sociais para disseminar o projeto”, discorre Gilvan Araujo. O SOS Jornalista tem o objetivo de externar a problemática da violência contra jornalistas por todo o país. A ação busca dialogar com a comunidade e denunciar casos de agressões a profissionais da imprensa, além de direcionar o público para como proceder contra atitudes violentas, tudo isso com o apoio das redes sociais.

Os ataques a comunicadores representam uma tentativa de silenciar e intimidar profissionais de veículos de imprensa, os quais são fundamentais para a sociedade brasileira. Mais do que isso, essa violência social se trata de uma evidente e gravíssima violação à Constituição e ao Estado democrático de Direito, que se tornou comum nos últimos anos. Dessa forma, a campanha desenvolvida pelos alunos da UFRN pode ser um objeto de apoio de suma importância no combate à violência contra os profissionais da comunicação.

Instagram da Campanha:

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.