Farmácias do RN são obrigadas a orientar clientes sobre notificações de autotestes de covid-19
Natal, RN 29 de mar 2024

Farmácias do RN são obrigadas a orientar clientes sobre notificações de autotestes de covid-19

30 de junho de 2022
2min
Farmácias do RN são obrigadas a orientar clientes sobre notificações de autotestes de covid-19

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Notificar os resultados dos exames de covid-19 é o caminho para o mapeamento e compreensão do comportamento da doença. Por essa razão, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte tornou obrigatório às farmácias orientarem os clientes sobre a notificação dos resultados dos autotestes de covid-19 (positivo e negativo), por meio da ferramenta Notifica RN, durante a comercialização do produto.

O Notifica RN foi implementado pela Sesap em fevereiro deste ano, para auxiliar na gestão e formulação de políticas públicas de saúde. O sistema permite o acompanhamento de um conjunto de doenças e agravos, bem como da ocorrência de casos ou óbitos de doença de origem desconhecida ou alteração no padrão epidemiológico de doenças conhecidas, ou eventos ambientais ou animais, que, pelo seu elevado potencial de disseminação e/ou riscos à saúde pública, necessitam de monitoramento por parte dos profissionais da saúde dos municípios, estado e Ministério da Saúde.

As doenças e agravos de notificação compulsória são elencados na Portaria Nº 1.061 de 18/05/2020/ MS.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima, alerta que os dados são importantes para que sejam planejadas medidas de mitigação de casos, redução de danos, bem como da preparação da rede assistencial SUS.

"A preparação e reversão de leitos precisa acontecer a contento, para que não sejamos surpreendidos por um número aumentado de casos, agravamento da doença, hospitalização e óbitos. Assim, é fundamental entender o adoecimento, quem são essas pessoas, onde estão, sua faixa etária, se têm ou não comorbidades, com a finalidade de organizar a Saúde Pública”, explica.

A Secretaria ressalta que o Notifica RN pode e deve ser utilizado por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, visando a colaboração de toda a sociedade no acompanhamento da saúde pública do estado.

O endereço do site é notificarn.saude.rn.gov.br/Principal.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.