Fátima Bezerra aumenta distância para o 2º lugar e mantém liderança em pesquisa para Governo no RN 
Natal, RN 19 de abr 2024

Fátima Bezerra aumenta distância para o 2º lugar e mantém liderança em pesquisa para Governo no RN 

20 de junho de 2022
3min
Fátima Bezerra aumenta distância para o 2º lugar e mantém liderança em pesquisa para Governo no RN 

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A atual governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), lidera as intenções de voto para as eleições deste ano com 35,8% da preferência do eleitorado potiguar, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brâmane e divulgada pelo Blog do BG nesta segunda (20). O mesmo Instituto já havia realizado outra pesquisa em maio na qual Fátima aparecia com 31,4% das intenções de voto.

A pesquisa divulgada hoje manteve a mesma metodologia de modalidade estimulada, que é quando o entrevistador cita os nomes dos pré-candidatos. Depois da atual governadora Fátima Bezerra em 1º lugar, vem Fábio Dantas (Solidariedade), que foi vice-governador de Robinson Faria, com 16,2% das intenções de voto e, em terceiro, o senador Styvenson Valentim (Podemos), com a preferência de 13,4% dos entrevistados.

Outros nomes foram citados durante a pesquisa, porém, eles não atingiram a margem de erro que é de 2,19% para mais ou para menos. A porcentagem de indecisos soma 19,5% e de votos brancos e nulos somam 11,6%.

Para a realização da pesquisa foram entrevistados dois mil eleitores potiguares entre os dias 14 e 17 de junho. O índice de confiança da pesquisa, que foi registrada A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-03991/2022 e BR-02343/2022, é de 95%.

Na pesquisa de maio, depois de Fátima Bezerra, que tinha 31,4% das intenções de voto, vinha o senador Styvenson Valentim com 15%, menos da metade de Fátima. Na sequência, aparecia Fábio Dantas com 8,3%.

Lula lidera para presidência 

Lula lidera intenções de voto para presidência I Foto: reprodução

Além das intenções de voto para o Governo do Estado, durante a pesquisa estimulada também foi perguntado em quem os entrevistados pretendiam votar para a presidência da República. Lula aparece em 1º lugar com 53,3% das intenções de votos, seguido por Bolsonaro (PL) com 31% e Ciro Gomes, com 5,1% me terceiro lugar. Outros nomes foram citados na pesquisa, mas também não atingiram a margem de erro de 2,19%. Os indecisos somaram 5,4%, e brancos e nulos, atingiram a margem de 3,9%.

Para a pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-03991/2022 e BR-02343/2022, o instituto Brâmane entrevistou 2.000 eleitores potiguares entre os dias 14 e 17 de junho. A margem de confiança é de 95%.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.