Governo do Rio Grande do Norte lança cartilha de combate a notícias falsas
Natal, RN 20 de abr 2024

Governo do Rio Grande do Norte lança cartilha de combate a notícias falsas

21 de junho de 2022
3min
Governo do Rio Grande do Norte lança cartilha de combate a notícias falsas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) do Rio Grande do Norte, por meio da Escola de Governo (EGRN), lançou nesta terça-feira (21) uma cartilha informativa de combate às fake news. O objetivo é esclarecer como identificar, o que são, de que maneira surgem e se caracterizam. A publicação está acessível em formato pdf.

Para a secretária da Administração, Virgínia Ferreira, o intuito é evitar a desinformação no ambiente em que atuam. “As ferramentas contidas na cartilha servirão para que não apenas os servidores do RN, mas também toda a sociedade conheça sobre esse fenômeno causador de desinformação, evitando a disseminação de informações fraudulentas. Isso ajuda a diminuir os estragos causados por elas”.

A cartilha sobre fake news e o infográfico de como avaliar e identificar uma informação falsa – também publicado no site da Sead – são produtos da pesquisa de inovação “Servidores Públicos do Estado do RN Competentes em Informação: elaboração e realização de cursos sobre fake news no enfrentamento à desinformação”. O estudo é desenvolvido pela bibliotecária documentalista Silvana Souza da Silva, que integra o rol de pesquisadores bolsistas de convênio celebrado entre a Sead/EGRN e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) – Edital nº 05/2020.

“É de suma importância que as pessoas criem o hábito de refletir sobre as informações que recebem antes de disseminá-las. Pois só dessa forma vamos conseguir diminuir as mazelas que as fake news nos trazem em todos os contextos da sociedade”, afirmou a pesquisadora.

O conteúdo da cartilha engloba uma breve contextualização do surgimento das fake news, de que forma geralmente se apresentam – se em uma sátira ou paródia, conteúdo enganoso, falso contexto, etc. – e as principais áreas que comumente são alvos de notícias falsas (Política, Saúde, Ciência, Entretenimento, Religião e Propagandas).

Também é possível conferir na publicação uma lista de sugestões de agências de checagem, especializadas em descobrir e investigar informações suspeitas de inveridicidades, dentre elas o RN Fato ou Fake, canal criado em 2021 para tirar a limpo o que é verdade e o que é mentira no âmbito norte-riograndense.

Confira:

Cartilha sobre Fake News – versão leitura

Cartilha sobre Fake News – versão folder para impressão

Infográfico de como avaliar e identificar uma informação falsa

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.