Lula vence no primeiro turno com 53% dos votos válidos, indica Datafolha
Natal, RN 19 de abr 2024

Lula vence no primeiro turno com 53% dos votos válidos, indica Datafolha

23 de junho de 2022
2min
Lula vence no primeiro turno com 53% dos votos válidos, indica Datafolha

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A nova pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quinta-feira (23) traz a perspectiva de vitória do ex-presidente Lula (PT) ainda no primeiro turno das Eleições 2022. Ele aparece com 53,4% dos votos válidos e Jair Bolsonaro (PL) com 31%.

Os votos válidos são os que excluem os brancos e nulos. E com essa métrica, o candidato que somar 50% mais um é declarado vencedor.

Nos votos totais, Lula teve 47%, enquanto Bolsonaro, 28%.

O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT), em 3° lugar no levantamento, teve 8% das intenções de voto, à frente de candidatos que não ultrapassam 2% das intenções de voto cada, como André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU).

Os eleitores que não sabem são 4% e os que votarão branco ou nulo chegaram a 7%.

O resultado mostra que o cenário da disputa permanece quase inalterado com relação à pesquisa anterios, divulgada em 26 de maio. Lula oscilou um ponto para menos e Bolsonaro um ponto para mais, dentro da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos.

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas nos dias 22 e 23 de junho em 181 cidades brasileiras.

Eleitorado

Na região Nordeste, Lula tem 59% contra 19% de Bolsonaro. O petista também ganha entre os mais jovens, com 54% a 24%. O ex-presidente tem seus melhores desempenhos ainda entre os menos escolarizados e entre os que ganham até 2 salários mínimos. Em ambos os perfis de eleitorados, Lula vence de 56% a 22%.

Já Bolsonaro tem a preferência dos evangélicos, com 40% a 35%, e entre os mais ricos, que ganham mais de 10 salários mínimos. Nessa faixa, tem 47% das intenções de voto. Entre os empresários, chega a 43%.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.