Museu Câmara Cascudo explora sincretismo religioso nas tradições juninas
Natal, RN 24 de abr 2024

Museu Câmara Cascudo explora sincretismo religioso nas tradições juninas

26 de junho de 2022
2min
Museu Câmara Cascudo explora sincretismo religioso nas tradições juninas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As fogueiras acesas nas noites de junho mostram a devoção dos nordestinos aos santos católicos e ao orixá Xangô nas religiões afro-brasileiras. Essas tradições de fé são exploradas na nova mostra aberta ao público no Museu Câmara Cascudo. “Olha pro céu meu amor: os santos de junho” fica em cartaz até 9 de julho. Esse é a primeira exposição desde a reabertura do espaço em março.

A exibição temporária está disponível no 1° piso do Museu Câmara Cascudo. A visitação pode ser feita livremente das 8h30 às 12h e das 13h às 17h, de terça à sábado. A entrada é gratuita.

A mostra traz ao público imagens dos santos juninos, como Santo Antônio, São João e São Pedro, além de explorar as marcas do sincretismo com as religiões de matriz africana, sob a personificação de Xangô. As tradições profanas também têm espaço, com esculturas e bonecos de mamulengos que representam a música, as festas e a culinária da região no período junino.

Olha pro céu meu amor: os santos de junho” conta com peças do acervo próprio do Museu Câmara Cascudo e também cedidas por colecionadores, alguns deles datados dos séculos XVII e XVIII. Também estão disponíveis peças recentes criadas por artistas locais como os potiguares Santana e Gregório, o pernambucano Silviano e o paraibano Júlio Cassiano. A exposição traz ainda os destaques do acervo da Biblioteca Setorial Veríssimo de Melo, com gravuras e trechos de livros de Câmara Cascudo, Raul Lody e Veríssimo de Melo.

Serviço:

Mostra “Olha pro céu meu amor: os santos de junho”
23 de junho a 9 de julho
Terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h
No Museu Câmara Cascudo - Av. Hermes da Fonseca, 1398, Tirol
Entrada Gratuita

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.