Natal faz dia D de vacinação contra o sarampo com pontos no Via Direta e Ginásio Nélio Dias
Natal, RN 24 de abr 2024

Natal faz dia D de vacinação contra o sarampo com pontos no Via Direta e Ginásio Nélio Dias

9 de junho de 2022
2min
Natal faz dia D de vacinação contra o sarampo com pontos no Via Direta e Ginásio Nélio Dias

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este domingo (12), das 9h às 17h, é Dia D de vacinação contra o sarampo em Natal para crianças de seis meses a menores de cinco anos. Os pontos de vacinação ficarão concentrados no Shopping Via Direta, na zona sul, e no Ginásio Nélio Dias, na zona norte da cidade.

Para tornar a vacinação mais atraente, a Secretaria Municipal de Saúde montou uma programação voltada para o público infantil com a apresentação de artistas circenses e surpresas.

De acordo com as últimas campanhas de vacinação, apenas 65% das crianças estão vacinadas, quando o ideal é que 95% das crianças desta faixa etária estejam imunizadas contra o vírus que está circulando no país.

O sarampo é um vírus altamente contagioso, e temos quatro casos na capital que estão em investigação para saber se temos ou não pessoas contaminadas, por isso, peço aos pais que levem suas crianças para se vacinarem”, apelou o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.

Em 2016, o Brasil havia recebido da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela eliminação do vírus do sarampo do Brasil. Mas, em 2018, acabou perdendo o título com o retorno da doença e o registro de 9.325 casos. Entre 2018 e 2021 foram quase 40 mil casos da doença, que deixou 40 óbitos.

Para receber o imunizante é necessário que os pais levem o cartão de vacina da criança. Mais detalhes sobre locais e documentação necessária, estão disponíveis na plataforma Vacina Natal.

Sequelas

O sarampo é uma doença infecto contagiosa que pode ser transmitida por gotículas eliminadas pelo espirro ou tosse. O intervalo entre o contágio dos primeiros sintomas é de 12 dias, mas a doença pode ser transmitida antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas. Em gestantes, o sarampo pode provocar aborto ou nascimento prematuro do feto. Entre as sequelas do sarampo estão as infecções no ouvido (otites) e respiratórias, doenças neurológicas, podendo provocar até cegueira, surdez, retardo no crescimento e redução da capacidade mental.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.