Religare: Jornalista ataca desinformação em livro dedicado a religiões não-hegemônicas do RN
Natal, RN 28 de mar 2024

Religare: Jornalista ataca desinformação em livro dedicado a religiões não-hegemônicas do RN

7 de junho de 2022
3min
Religare: Jornalista ataca desinformação em livro dedicado a religiões não-hegemônicas do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A jornalista Sheyla de Azevedo Andrade lança nesta quarta-feira (8), a partir das 10h, o livro “Religare: os caminhos da fé” sobre as diferentes religiões não-hegemônicas que se estabeleceram no Rio Grande do Norte ao longo dos anos. A manhã de autógrafos será na Cooperativa Cultural da UFRN como parte da programação da 5ª Feira de Livros que acontece até sexta (10), no Centro de Convivência da universidade.

As entrevistas com mais de 20 lideranças religiosas foram realizadas pela autora de forma virtual durante o período mais crítico da pandemia. A obra sai pela Caravela Selo Cultural, foi subsidiada pela lei Aldir Blanc e tem o apoio da Fundação José Augusto.

Foram consultadas lideranças da fé ba’ha’í; islamismo, judaísmo, xamanismo, povos de terreiro, anglicanos e budismo.

Segundo a escritora, também autora do ensaio biográfico sobre o artista plástico e poeta Newton Navarro, a motivação para se debruçar sobre o tema teve como razões a hegemonia das religiões cristãs e a falta de informação sobre outras manifestações de cunho religioso:

- O desconhecimento e a desinformação sobre algumas delas (me motivou). Não deu para falar com todo mundo (seria impossível) devido a muitos templos e sedes estarem fechados por conta da pandemia”, disse.

Sheyla de Azevedo é autora do ensaio biográfico "Anjo feito Sereno" sobre o artista plástico e poeta Newton Navarro / foto: Ulyana Lima

Para chegar às lideranças, Sheyla contou com a ajuda de membros do Fórum Interreligioso do RN, em especial de Marcuse França, que a apresentou ao grupo e por onde teve acesso às pessoas.

- A princípio a ideia era falar de religiões hegemônicas. Mas pensei bem e vi que fazia mais sentido escrever um livro, apresentando para o leitor como eram as religiões não hegemônicas. Comecei falando das religiões afro-ameríndias, berço do primeiro homem. E segui, mostrando quais são os principais pensamentos de outras religiões que sabemos pouco e as vezes de maneira equivocada e preconceituosa”, explicou.

No percurso, a escritora acabou descobrindo informações e curiosidades que ela mesma não sabia.

- A igreja anglicana é cristã e aceita sacerdotisas e faz casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Eu não sabia disso e acho que outras pessoas não! Já a fé bahá’í é meio que uma dissidência do islamismo e prega a união global das nações”, destaca.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.