Considerando a recomendação emitida na quinta-feira (2) pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou uma nota informativa nesta sexta-feira (3) em que recomenda a vacinação imediata com a quarta dose da covid-19 na população acima de 50 anos e em profissionais de saúde.
De acordo com a Coordenação de Vigilância em Saúde e Programa Estadual de Imunização existe uma tendência de redução da efetividade das vacinas contra a covid com o passar do tempo. Por essa razão, foi pactuado com a Câmara Técnica das Vacinas que sejam aplicados os imunizantes da Janssen, Astrazeneca e Pfizer na segunda dose do reforço (D4) a partir de 4 meses após a última dose do esquema vacinal primário.
Em Natal, a D4 começa a ser aplicada nesse público neste sábado (4). Os pontos de vacinação podem ser consultados pelo site vacina.natal.rn.gov.br.
A coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Lima, alerta que a contaminação está voltando a crescer. “Orientamos que os municípios iniciem essa aplicação de imediato com o estoque que já existe nos seus territórios”.
Confira comunicado de Kelly Lima: