Secretaria de Educação do RN repudia atos racistas durante jogos
Natal, RN 20 de abr 2024

Secretaria de Educação do RN repudia atos racistas durante jogos

29 de junho de 2022
2min
Secretaria de Educação do RN repudia atos racistas durante jogos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Secretaria Estadual de Educação do Governo do Rio Grande do Norte repudiou, por meio de nota, o ato racista praticado na segunda-feira (27) durante partida de basquete dos Jogos da Juventude, no Ginásio Pedro Ciarlini, em Mossoró. “Injúria racial não é mal-entendido, é crime!”, atestou.

No momento em que cobrava uma falta, um adolescente negro foi chamado de macaco, enquanto a torcida emitiu sons imitando o animal.

SAIBA MAIS: Vídeo: Torcida chama adolescente negro de macaco durante jogo de basquete em Mossoró

A nota – assinada pelos coordenadores de esporte e lazer, Júlio Cezar Nunes Junior; do desporto escolar, João Pessoa, e da competição, Francisco Pedro da Silva Neto – informa que foi instaurada sindicância para apuração dos fatos.

A família também tomou providência, ao fazer um Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil.

“De forma maldosa, imputa-se aos negros a imagem atrelada aos macacos, animais da ordem dos primatas, a fim de causar impacto pejorativo e de cunho desumano. Atitudes racistas são observadas cotidianamente nos mais diversos segmentos da sociedade, cabendo a estes setores combate-las de forma enfática”, diz a nota.

A Secretaria ressalta também que as competições promovidas pelo órgão têm como justificativa maior a educação através da prática esportiva, “buscando a difusão dos mais diversos valores apregoados para a construção de um mundo melhor e mais pacífico e livre de qualquer tipo de discriminação”.

Confira nota completa:

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.