Senadora do RN critica aprovação de projeto do governo de autofiscalização do agronegócio
Natal, RN 19 de abr 2024

Senadora do RN critica aprovação de projeto do governo de autofiscalização do agronegócio

25 de junho de 2022
2min
Senadora do RN critica aprovação de projeto do governo de autofiscalização do agronegócio

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com voto contrário, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) criticou aprovação na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Projeto de Lei (PL) 1.293/2021, que transfere do Estado para produtores rurais a responsabilidade pela fiscalização e cumprimento de normas sanitárias sobre sua própria produção. A votação aconteceu na última quinta-feira (23) em caráter terminativo, ou seja, sem passar pelo Plenário.

Para a senadora potiguar, consumidores brasileiros estarão sujeitos a mais riscos a partir da "omissão estatal" em cumprir sua missão, enquanto a fiscalização estatal será mantida para os produtos exportados.

O PL 1293/2021 tira a competência da vigilância sanitária. E o que chama mais a atenção é que os produtos que vão ser exportados vão ter vigilância. Você que compra carne aqui no Brasil, no seu açougue, cuidado que não vai ter fiscal. O Estado não vai estar presente para dizer se tem brucelose, tuberculose. Agora a carne que vai se exportar vai ter sim, e vão ser os vigilantes estatais que vão fazer o serviço. Me preocupa muito essa omissão estatal. O Brasil é um país grande, é um grande risco tirar essa competência”, afirmou Zenaide.

O projeto, de autoria do governo federal, que alega dificuldades financeiras para exercer a fiscalização, teve votos favoráveis de Luis Carlos Heinze (PP-SC), relator da matéria, Esperidião Amin (PP-SC) e Margareth Buzetti (PP-MT), que têm ligações com os grandes produtores. Votaram contra Paulo Rocha (PT-PA) e Zenaide Maia (Pros-RN).

Os parlamentares têm prazo de cinco dias para apresentar requerimento, com no mínimo dez assinaturas, para levar a votação ao Plenário. Caso não haja recurso, o texto, que já passou pela Câmara dos Deputados, vai direto à sanção presidencial.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.