DEMOCRACIA

UFRN debate Direitos Humanos e mídia alternativa no Rio Grande do Norte

O Departamento de Comunicação da UFRN promove dia 1º de julho um evento de extensão com foco nos Direitos Humanos e na mídia alternativa do Rio Grande do Norte. A programação, que contará com duas mesas de debate e a exibição de um documentário, acontece no período da tarde, a partir das 14h, no auditório do Decom, no campus central, em Natal (RN). A entrada é gratuita.

O evento começa com a exibição do filme “Não foi acidente: mataram meu pai”, dirigido pela jornalista e pesquisadora Jana Sá. O documentário tem 50 minutos e traz à tona vários elementos que colocam em xeque a versão oficial da morte por acidente do líder comunista Glênio Sá, único potiguar a lutar na mítica guerrilha do Araguaia, nos anos 1970.

Na sequência, participam da mesa “Ativismo, Comunicação e Direitos Humanos”, a jornalista Jana Sá, que se debruça há vários anos sobre pesquisa relacionada ao tema Direito à Memória, Justiça e Verdade; a jornalista Janaína Lima, militante e coordenadora estadual de políticas para a comunidade LGBTQIA+; e a professora do curso de jornalismo da UFRN Aline Lucena, que coordenou pesquisa sobre violações aos Direitos Humanos na mídia potiguar.

A segunda mesa traz o tema “Alternativas de atuação à mídia tradicional”, com o jornalista Rafael Duarte, editor-geral da agência SAIBA MAIS; um representante da assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte; e o jornalista Altamiro Borges, coordenador do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, que participará por videochamada.

O professor do Decom da UFRN e coordenador do evento Daniel Lemos destaca que o encontro entre estudantes, professores e profissionais do mercado vai focar em “como o direito a uma comunicação participativa pode ampliar e aprofundar o reconhecimento dos direitos humanos, especialmente vinculado à circulação dos discursos abusivos de direitos no processo eleitoral”, explicou.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo