DEMOCRACIA

Audiência da SAIBA MAIS bate novo recorde com 480 mil visualizações e 230 mil leitores em junho

Em junho de 2022, 229.535 pessoas acessaram o site (saibamais.jor.br) e leram 482.681 notícias, os maiores números da história do site, desde agosto de 2017

A Agência SAIBA MAIS bateu novo recorde de audiência em junho de 2022. Nesse período, 229.535 pessoas acessaram o site (saibamais.jor.br) e leram 482.681 notícias. Esses são os maiores números da história do site, desde agosto de 2017 quando estreou na internet. Quando comparamos a audiência com junho de 2021, há um crescimento de 107% na quantidade de matérias lidas e 57% no número de pessoas que vieram ao site. Os dados são do Google Analytics.

Quando comparamos a audiência com junho de 2021, há um crescimento de 107% na quantidade de matérias lidas e 57% no número de pessoas que vieram ao site.
Quando comparamos a audiência com junho de 2021, há um crescimento de 107% na quantidade de matérias lidas e 57% no número de pessoas que vieram ao site

Como vem sendo publicado regularmente este ano, esse crescimento da audiência da SAIBA MAIS não é pontual. Nos primeiros seis meses de 2022, o site já recebeu 815 mil usuários que leram 2,2 milhões de páginas. Isso representa um aumento de 67% na audiência registrada no primeiro semestre de 2021. E mais: as cinco matérias mais lidas do site foram todas de 2022 e com mais de 50 mil visualizações cada uma. A de maior audiência foi vista por 98 mil pessoas.

O fundador e editor-geral da Agência SAIBA MAIS, Rafael Duarte, pontua que o resultado é “fruto de um trabalho coletivo e em equipe”. Hoje a Agência SAIBA MAIS conta com uma equipe de cinco jornalistas e é a única do Estado que faz parte da Associação de Jornalismo Digital do Brasil (Ajor).

SAIBA MAIS foi selecionado para principal projeto de combate à desinformação do Facebook e da ICFJ

Outra novidade da SAIBA MAIS em junho foi a seleção para participar do Programa Acelerando a Transformação Digital – Educação Midiática e Combate à Desinformação que está senod desenvolvido pela Meta (empresa que comanda o Facebook, Instagram e WhatsApp) e o International Center for Journalists, com apoio da Ajor.

As organizações de notícias selecionadas desenvolver projetos que envolvem educação midiática e os esforços no combate à desinformação no Brasil.

Além do fundo, a partir de julho, os selecionados vão contar com uma mentoria de especialistas na área de mídia durante dois meses para acelerar as estratégias para o desenvolvimento de um projeto ou um produto digital.

Ao todo, mais de 450 organizações de diversas partes do Brasil participaram de 34 sessões de treinamentos com especialistas de mídia nacionais e internacionais. Entre os temas abordados estavam novos modelos de negócios e receitas, gestão de projetos e produtos, estratégias de desenvolvimento de audiência, gestão de conteúdo e monetização, entre outros.

Desse total, 65 organizações (incluindo a Agência SAIBA MAIS) foram beneficiados com mentorias e fundos de inovação para desenvolverem os projetos e iniciativas voltadas para a transformação digital de veículos de imprensa.

Na segunda fase da seleção, foram selecionados os veículos:

Agência SAIBA MAIS – Rio Grande do Norte
Agência Tatu de Jornalismo de Dados – Alagoas
Associação O Eco – Rio de Janeiro
Grupo Arauto de Comunicação – Rio Grande do Sul
Fauna News – São Paulo
Jornal Atual – Rio de Janeiro
Jornal Cidade do Rio Claro – Minas Gerais
Jornal do Comércio – Rio Grande do Sul
Jornal Folha do Mate – Rio Grande do Sul
Jornal Plural – Paraná
Marco Zero Conteúdo – Pernambuco
Nonada Jornalismo – Rio Grande do Sul
Núcleo Jornalismo – São Paulo
O Estafeta – Rio Grande do Sul
Periferia em Movimento – São Paulo

Agência estreou novo site e está trabalhando na melhoria da distribuição de conteúdo

Nos últimos meses, a Agência SAIBA MAIS tem trabalhado para melhorar a forma como expõe e entrega o conteúdo jornalístico produzido. É um trabalho contínuo e tem como objetivo dar eficiência à entrega do conteúdo. Hoje, a agência tem mais de 40 mil perfis conectados nas redes sociais do Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e WhatsApp (+55 84 9844-0321).

Em maio, a Agência implantou um novo site, mais intuitivo e funcional. Antes, o layout mostrava poucos conteúdos produzidos nas primeiras telas de rolagem (tanto em computadores de mesa, como em celulares). Com o novo formato, já na primeira tela do computador os leitores vão encontrar 14 conteúdos produzidos pela equipe.

Mudanças no formato do Balbúrdia

A Agência SAIBA MAIS também vem conquistando grande espaço no YouTube com o programa Balbúrdia. Após um ano de estreia, o programa já atraiu mais de 4.500 assinantes para o canal da Agência e inaugurou em maio o novo formato com foco nas Eleições 2022. Passou a ser semanal, com entrevistas de pré-candidatos de partidos progressistas e que não conseguem espaço na mídia tradicional do Estado.

SAIBA MAIS experimenta novos formatos de jornalismo digital

Desde o segundo semestre de 2021, a Agência SAIBA MAIS faz parte de um grande projeto do Google que implanta novo formato de produzir conteúdo jornalístico. São as chamadas WebStories. É o único veículo do RN a participar deste projeto e já produziu 40 histórias que unem texto, fotos, áudio e vídeo na edição. Algumas histórias dessas já foram vistas por mais de 5 mil pessoas e, superada a fase de aprendizado e questões técnicas, as micro histórias já aparecem diariamente entre as mais lidas do site.

Outras novidade da Agência em 2022 é que a partir deste mês de junho o conteúdo produzido pelo site de jornalismo independente faz parte do projeto do Google Destaques, que tem foco na curadoria especializada, no apoio ao jornalismo profissional e em facilitar o acesso às notícias regionais. O projeto está em expansão no Brasil e a Agência Saiba Mais é um dos 100 veículos escolhidos pelo Google no Brasil.

QUEM SOMOS

A SAIBA MAIS é uma agência de reportagem e jornalismo independente sem fins lucrativos formada por um coletivo de profissionais de comunicação pautada pela defesa dos direitos humanos, das liberdades individuais e da democracia. Nossa principal missão é dar visibilidade às narrativas silenciadas da sociedade. As reportagens, matérias e opiniões publicadas pela agência SAIBA MAIS estão alinhadas a quatro eixos principais: cidadania, transparência, democracia e cultura.

O trabalho tem pouco mais de quatro anos de vida e o foco é produzir sobre e para o Rio Grande do Norte, que pelo Atlas da Notícia de 2020 lidera (junto com Tocantins) o ranking de maior incidência de desertos de notícia no Brasil.

 

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo